https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/issue/feed REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 2024-09-06T18:29:10+00:00 Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares editora@famen.edu.br Open Journal Systems <p>REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589</p> <p>A <strong>REVISTA FACULDADE FAMEN - REFFEN </strong>se insere no repertório de periódicos científicos que possuem política de acesso livre a todo o seu conteúdo. Segue o critério de disponibilidade gratuita do processo intectual dos autores, em formato científico, colaborando com a democratização universal do conhecimento.</p> https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/108 Abordagem inclusiva no ensino das Leis de Newton para alunos com deficiência visual 2024-01-04T15:02:52+00:00 Antonio Marques dos Santos antonio.marques@ifrn.edu.br Maria Clara Diniz do Nascimento clara.diniz@academico.ifrn.edu.br <p>Este artigo fornece uma análise de estratégias abrangentes para o ensino das leis de Newton, especialmente para alunos com deficiência visual. Exploraremos métodos de aprendizagem adaptativos, recursos tecnológicos e abordagens pedagógicas que promovam a compreensão eficaz destes princípios fundamentais da física, proporcionando uma experiência educacional acessível e enriquecedora para todos os alunos, independentemente da capacidade visual. Ao explorar a intersecção entre as Leis de Newton, a educação inclusiva e a deficiência visual, esforçamo-nos por promover o avanço de uma educação equitativa e acessível.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Ensino inclusivo; deficiência visual; Leis de Newton; adaptações curriculares; tecnologia assistiva.</p> 2024-05-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/124 O coordenador pedagógico e sua função de mediador/articulador escolar 2024-05-28T19:28:34+00:00 Adriana Mônica Oliveira amwag_2301@outlook.com <p>Pesquisar sobre o coordenador pedagógico como mediador e articulador dos processos educacionais, consiste em uma temática relevante para que possamos compreender de fato, suas atribuições nos espaços escolares. Sua mediação não se limita apenas ao trabalho com professores, ou seja, é extensiva aos gestores, aos alunos e às famílias. Nessa perspectiva, é perceptível a importância da sua atuação para garantir a qualidade e a equidade pedagógica educacional, no sentido de se ter ensino e aprendizagem significativos, aliados à parceria das famílias, no que concerne à participação na vida escolar dos alunos. Contudo, o coordenador sozinho não poderá conduzir todos os conflitos de convivência, para tanto, é imprescindível a colaboração de seus pares. Nesse contexto, tencionamos evidenciar a função mediadora do coordenador, norteada por ações de caráter humanizado, democrático, e, acima de tudo, pautadas no contexto real; ações de escuta, para que as tomadas de decisões, sejam efetivadas em prol do crescimento de todos os envolvidos na educação escolar. Para a concretude deste artigo, utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, através dos estudos de Lima e Santos (2007), Pinto (2011), Vasconcelos (2011), Negrão (2012), Saviani (2013), entre outros autores que, através dos seus renomados estudos, contribuíram/contribuem teoricamente acerca do nosso objeto de pesquisa.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave</strong>: Coordenador; mediação; professores; alunos.</p> 2024-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/126 Como funciona o cérebro de uma pessoa ansiosa? 2024-05-31T19:17:05+00:00 Anderson Barbosa Monteiro Monteiro andersonmonteiro1331@gmail.com <p>O referente trabalho tem como finalidade refletir sobre o assunto mais complexo da humanidade, entre todos os séculos as doenças da mente tem sido o maior vilão da vida humana. Ansiedade e depressão têm chegado a ser listas de consultórios, nesses últimos tempos aumentaram se atendimentos, principalmente pós a pandemia e sendo o foco mais crianças e adolescentes do que os adultos. Esses têm como fatores provocadores o uso excessivo dos celulares, relacionamentos, separações de casais, bloqueio de amigos virtuais (não aceitação), descobertas, sexualidades, drogas e entre outras situações do ambiente, situações biológicas, neurológicas, sociais e ausência da afetividade, deixando as pessoas em cárceres mentais psicológicos e /ou psiquiátricos. Visto isso, o documento tem como objetivo gerador trazer uma visão de reflexão e informações, bem estar; para estudantes, professores, psicólogos, médicos e famílias. Na certa tentando refletir sobre os fatores internos estimulando as pessoas a aprender a falar sobre as emoções, pois acredita-se que se o paciente falar do problema, ele virá amenizar a dor e obter bons resultados ao que se refere aos níveis mais leves da doença. Sendo assim salva-se mais vidas, pois irão procurar apoio da ciência.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: ansiedade; emoções; educação e cultura.</p> 2024-05-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/123 Exercício profissional docente na sociedade de riscos ergonômicos numa perspectiva de segurança no trabalho 2024-05-20T17:19:06+00:00 Agostinho Rosário Teimoso agostinhoteimosorosario@gmail.com Diamantino Rodrigues Comia diamantinocomia.dc@gmail.com <p>A profissão docente e o seu ambiente laboral, à superfície, transparecem não haver riscos que possam causar agravos ocupacionais, entretanto estudos apontam para o contrário por ser visto como uma atividade penosa, exposta à riscos ergonómicos causando doenças. Buscou-se uma reflexão voltada aos fatores de risco da profissão e modos corretivos e preventivos no ambiente de trabalho docente, em busca do novo ambiente baseado em segurança no trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura. Incidiu-se em bibliotecas virtuais como PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) além do Google académico para acesso aos estudos publicados em volta do tema. O ambiente de trabalho docente é exposto a stress e por natureza penoso. Os achados indicam que no seu ambiente de trabalho, o docente está exposto aos riscos biológicos, físicos, e ergonómicos, associados aos fatores como sobrecarga de trabalho e complexidade de tarefas, salários baixos e desprestígio da carreira docente em meio à uma sociedade imediatista e de consumo. A sociedade teria ganhos se os docentes fossem devidamente tratados, resgatando o anterior prestígio que a carreira lhes atribuía. É preciso que a sensibilidade sobre questão da docência e as suas doenças ocupacionais se transforme em atos de mudança.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Docente; promoção da saúde; riscos ergonômicos; segurança do trabalho.</p> 2024-06-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/120 Integração das TIC na Educação de Jovens e Adultos um olhar na concepção de Paulo Freire: 2024-04-06T15:32:53+00:00 João Carlos Pereira Coqueiro Coqueiro jccoqueiro@yahoo.com.br Joaquim José Jacinto Escola Escola jescola@utad.pt Antônio Izomar Madeiro Rodrigues Rodrigues izomarmadeiro@hotmail.com <p>O estudo científico tem seu foco no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), um olhar na concepção de Paulo Freire, direcionadas à organização curricular e ao modo de atendimento no Ensino Básico para Educação de Jovens e Adultos (EJA) que não concluíram na idade própria a sua escolaridade. Definiu-se o objetivo principal investigar a integração das TIC, no Ensino, Educação de Adultos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Vila Real, Portugal bem como no Ensino na modalidade EJA em Escola Fundamental e Médio de Porto Velho/Rondônia, Brasil, tendo por base teórica o pensamento de Paulo Freire no que respeita à sua conceção educativa, explorando os pressupostos da comunicação educativa na educação de adultos e a investigação sobre a problemática da tecnologia educativa. O estudo realiza-se com professores duma escola da Região da Rondónia e dum agrupamento de Escolas do Concelho de Vila Real. Este estudo está a ser organizado para poder ser submetido a uma revista. Considerações finais relativamente que ferramentas tecnológicas são utilizadas frequentemente, na sala de aula pelos professores são mais elevadas por parte dos professores das escolas do agrupamento de escolas a quem entrevistámos no Conselho de Vila Real-PT. Para tanto, os professores do Ensino Básico e Ensino EJA, como principais atores da educação, necessitam estar habilitados para o uso dessas ferramentas de modo a motivar os processos de ensino e de aprendizagem, originando novas formas de trabalhar com o ensino. </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: TIC; Paulo Freire; EJA; Ensino Médio.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/128 Dificuldades de apredizagem e tecnologia: 2024-08-04T11:54:14+00:00 Djanira Ribeiro da Silva djanirasi@gmail.com Jairo Menezes Ferraz jairo.ferraz@ifce.edu.br Francisca Regina Ribeiro da Silva francisca.ribeiro@ifma.edu.br Antônio Marques dos Santos antonio.marques@ifrn.edu.br <p>Este artigo discute o uso da tecnologia digital como metodologia colaborativa e como ela existe no cotidiano escolar. O objetivo é analisar as ideias dos professores sobre o uso da tecnologia, especialmente dos vídeos instrutivos disponíveis no YouTube, em sala de aula e como eles podem apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram coletadas informações sobre a introdução de novas tecnologias na sala de aula e a mudança do papel dos professores em relação a esta nova proposta pedagógica. Como metodologia foram utilizados estudos com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados baseou-se, portanto, em entrevistas e observações com dois professores do ensino fundamental de escolas da cidade de Guadalupe Piauí. Os resultados demonstram e orientam o potencial de utilização desta metodologia como um recurso interessante, porém desafiador, para estimular a aprendizagem e trazer novas dinâmicas ao processo de construção do conhecimento.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave</strong>: Educação; youtube; ambiente de aprendizagem.</p> 2024-09-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/129 A importância do lúdico no contexto escolar 2024-09-02T18:33:24+00:00 Jeane Silva Oliveira jeane.o@escolar.ifrn.edu.br <p>O presente estudo intitulado a importância do lúdico no Contexto escolar busca evidenciar a importância da ação lúdica no processo de ensino aprendizado, mostrando os profissionais da educação como esta ferramenta pode conduzir uma metodologia variada e dinâmica, que por sua vez irá aprimorar aprendizagem. É de suma importância que as escolas buscam adaptar a ludicidade ao processo de aprendizagem, visto que a criatividade já faz parte de tal processo, e com o uso de ferramentas presentes no cotidiano das crianças será mais fácil desenvolver novas experiências, assim entende-se na ludicidade uma forma de estimular e desenvolver a assimilação do saber em um processo significativo. Para realização deste trabalho realizamos uma pesquisa qualitativa baseado em autores como Vygotsky (1998), Piaget (1998), Santos (1997), dentre outros a fim de realizar uma pesquisa que possa contribuir com a educação infantil com desenvolvimento de futuros trabalhos. Assim, nesta pesquisa objetiva-se revelar a importância de ferramentas lúdicas, na educação infantil, visando o desenvolvimento da criança como um todo e sua interação com o espaço educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Lúdico; escola; aprendizagem; aluno; criatividade.</p> 2024-09-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589 https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/130 Vivências e aprendizagem: 2024-09-06T18:29:10+00:00 Jefferson Ricardo Balbino de Mendonça j.mendonca@escolar.ifrn.edu.br Maria Cristina Cavalcanti Araújo cristina.cavalcanti@escolar.ifrn.edu.br <p>O estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal Central, tem como objetivo proporcionar ao graduando uma compreensão abrangente do ambiente escolar por meio da observação da rotina dos alunos e da equipe gestora, além da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que orienta as ações pedagógicas e administrativas. Essa fase do estágio é fundamental para a formação acadêmica, pois aproxima os futuros professores da realidade educacional, preparando-os para os desafios da carreira docente. Esse estudo objetiva apresentar os desafios e possibilidades identificados durante o Estágio Supervisionado I, realizado em uma escola da rede pública de ensino que atende alunos do Ensino Médio. Os resultados mostram que a escola é um espaço diverso onde a aprendizagem e a socialização ocorrem. A pesquisa também destaca o papel fundamental da equipe pedagógica e do PPP no cotidiano escolar, influenciando significativamente as práticas educativas e a interação com a comunidade escolar. Nesse contexto, os gestores, professores e demais colaboradores desempenham um papel fundamental ao interagir com a comunidade educativa, promovendo a compreensão de que a escola é um espaço coletivo. Valorizar o ser humano e educar para a cidadania são elementos essenciais nesse processo. A pesquisa foi conduzida de maneira dialogada e expositiva, utilizando entrevistas e consultas bibliográficas para embasar as discussões e reflexões apresentadas.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Escola; professores; graduação; estágio; estudantes.</p> 2024-09-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589