https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/issue/feedREVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-05892025-10-13T23:46:08+00:00Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavareseditora@famen.edu.brOpen Journal Systems<p>REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589</p> <p>A <strong>REVISTA FACULDADE FAMEN - REFFEN </strong>se insere no repertório de periódicos científicos que possuem política de acesso livre a todo o seu conteúdo. Segue o critério de disponibilidade gratuita do processo intectual dos autores, em formato científico, colaborando com a democratização universal do conhecimento.</p>https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/192Cocriação e didática colaborativa:2025-10-13T23:42:01+00:00Luiz Antonio da Silva dos Santosluizantonioantos@gmail.comRayane Monaliza da Nóbrega Oliveirarayaneoliveira696@educar.rn.gov.brAndrezza Maria Batista do Nascimento Tavaresandrezza.tavares@ifrn.edu.br<p>O presente estudo objetiva refletir sobre as práticas de didática colaborativa implementadas em duas escolas públicas estaduais, sob coordenação da 9ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (9ª DIREC), localizada no RN. O estudo examina oito experiências didáticas inovadoras que integraram tecnologias digitais em projetos de trabalho, incluindo o uso de <em>Padlet, ThingLink, Kahoot, ChatGPT, Edpuzzle</em> e outras ferramentas educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, analisou as estratégias didáticas de professores de diferentes disciplinas que implementaram abordagens colaborativas focadas no protagonismo estudantil e na construção compartilhada do conhecimento. Os resultados evidenciam que a didática colaborativa, quando fundamentada em princípios dialógicos e mediada por tecnologias educacionais, transforma as relações de ensino-aprendizagem, promove o engajamento dos estudantes e desenvolve competências digitais. As experiências demonstram que a renovação das práticas didáticas através da integração criteriosa de ferramentas digitais potencializa a aprendizagem significativa, fortalece a mediação docente e a participação consciente dos estudantes, bem como contribui para a formação integral dos sujeitos. O estudo conclui que a didática colaborativa representa uma estratégia eficaz para a inovação educacional, especialmente quando articulada à formação continuada de professores e ao uso pedagógico das tecnologias digitais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Didática colaborativa; Práticas pedagógicas inovadoras; Tecnologias educacionais; Formação docente; Projetos de trabalho; Ensino médio.</p>2025-10-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589