Era uma vez... a literacia infantil
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a20Palavras-chave:
Letramento, literacia infantil, ensinar e aprender na contemporaneidade, tópicos especiais em educação infantilResumo
O artigo de revisão da literatura acerca das literacia, letramento, numeramento e aquisição de leitura objetiva reconhecer à importância da literacia infantil na educação, entendendo-a como o conjunto de habilidades relacionado à leitura, escrita e compreensão e os benefícios para um futuro cidadão. Visa ainda, reconhecer a existência de níveis de literacia e suas divisões. Todas, extremamente necessárias para distinguir e utilizar recursos para cada nível. A literacia ainda se divide em literacia emergente e literacia familiar, as quais praticamos no cotidiano da criança e da vivência da rotina escolar. Por meio do entendimento etimológico palavra literacia, seu conceito, aplicação e benefícios a curto, longo e médio prazo, ressaltando que o artigo foi direcionado à literacia infantil, pontuando-se também qual é o público infantil segundo a BNCC. Como base teórica recorremos a pensadores como Azevedo (2023), Azevedo (2011), Bunzen Júnior (2019), Durand (1996), Freire (1982), Gabriel (2017), Kishimoto (2010), Mortatti (2006), Oliveira (2018), Soares (2004), Soares & Batista (2005), além de buscas em sites especializados no tema-objeto desta investigação. Portanto, a expectativa é que este produto traga clareza e objetividade aqueles que desenvolvem suas ações educativas junto à crianças pequenas, mas que aspirem grandes vultos para a nossa história no presente e em um futuro próximo.
Palavras-chave: Letramento; literacia infantil; ensinar e aprender na contemporaneidade; tópicos especiais em educação infantil.