Jogos e brincadeiras para a prática docente inclusiva na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a01Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras na infância, lodopedagogia, ludicidade e ensino, inteligências, prática docenteResumo
O presente artigo possui por objetivo explorar a relevância da ludicidade na educação, considerando as diferentes perspectivas teóricas e práticas que permeiam esse campo. Especificamente, busca-se: a) conceituar a ludicidade, os jogos e brincadeiras em meio ao debate teórico; b) apresentar as concepções e possibilidades de ludicidade no contexto da formação de professores; c) analisar os desafios existentes na formação de professores no que tange à ludicidade. Para tanto, a pesquisa parte do método qualitativo, em uma abordagem descritiva e exploratória. Sustentada em autores como Château (1987), Huizinga (2000) e Kishimoto (2017) para conceituar os principais termos que envolvem a ludicidade e Santos (1997), Gadotti (2004) e Luckesi (2014) para discutir a formação de professores com ênfase na ludicidade. Assim, observa-se que essa abordagem não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também ajuda a criar uma atmosfera de aprendizado mais rica, dinâmica e significativa para as crianças e que a formação de professores embora possibilite importantes reflexões ainda possui desafios para desenvolver múltiplas potencialidades a partir do brincar.
Palavras-chave: Jogos e brincadeiras na infância; ludopedagogia; ludicidade e ensino; inteligências; prática docente.







