Educação inclusiva um panorama nas leis brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a06

Palavras-chave:

Deficiência, inclusão, educação infantil, professor, processo

Resumo

É sabido que a educação inclusiva no Brasil está amparada pela LDB e também pela constituição federal de 1988, sendo que ambas possuem propostas para que o acesso dos estudantes com deficiências seja pleno e facilitado, visando desenvolver as habilidades deles proporcionando um ensino mais inclusivo e com mais oportunidade para todos. Dessa forma o processo de inclusão tem como meta eliminar as barreiras que impedem o processo de aprendizagem e participação deste estudante especial dentro do processo educativo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma reflexão sobre como a lei fundamental o acesso destes alunos na educação brasileira, além de os tipos de deficiências e como os professores devem abordar as metodologias para o melhor fomento do estudante. Com base nas pesquisas observou-se que os resultados analisados evidenciaram que o processo de inclusão nas escolas precisa ser cada vez mais implantado visando assim atender os alunos deficientes e, especialmente, realizar a capacitação dos docentes para lidar com a diversidade desses alunos. Contudo, os autores estudados fazem sugestão para que seja realizada algumas alterações no modo de ensino destes estudantes, e, portanto, verifica-se a importância de realizar um processo de ensino implementativo, com propostas pedagógicas, inclusão de todos os estudantes e especialmente a transformação da escola para que esta seja a semente de uma sociedade mais justa, igualitária e sem preconceito.

 Palavras-chaves: Deficiência; inclusão; educação infantil; professor; processo.

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Publicado

15-03-2024

Como Citar

Vieira , C. T. ., & Perondi, L. . (2024). Educação inclusiva um panorama nas leis brasileiras. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 5(1), 75–86. https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a06