Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos:

o recurso painel como possibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a11

Palavras-chave:

Painel, ensino-aprendizagem, educação de surdos, inclusão socioeducacional de pessoa surda, metodologia de ensino aplicada a educação de surdos

Resumo

Inúmeras têm sido as pesquisas e aplicações em prol das estratégias de ensino para alunos surdos, isto porque suas peculiaridades orgânicas e, cognitivas subsequentes, não funcionam da mesma maneira que no ato de ensinar-aprender dos estudantes ouvintes. Nesse sentido, este trabalho visa desenvolver maneiras de estabelecer a relação de ensino-aprendizagem direcionado ao ensino dos alunos surdos, fomentando juntos a profissionais da área educacional, principalmente para os professores de alfabetização com essa limitação linguística, o recurso pedagógico painel, como estratégias metodológicas para o trabalho voltado especialmente para os alunos surdos e/ou com deficiência auditiva de modo que as atividades possam contribuir para um avanço na educação especial e a efetiva inclusão das diferenças no espaço escolar. A utilização do painel, como suporte didático, poderá também ser útil para o ensino de crianças não surdas, uma vez que o foco do trabalho será a socialização, a interação e a experimentação com a qual elas farão relação com suas próprias vivências, e assim terá o sentimento de partícipe do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o aluno passará a perceber que sua atuação é importante para todos que o cercam, igualmente, para o ambiente e para si próprio, enquanto sujeito em constante desenvolvimento intelectual, físico e emocional. Concernente a fundamentação teórica, buscou-se sustentação em pesquisadores Albres (2012), Ausubel (1963), Bentes, Lobato e Rodrigues (2020), Carvalho e Matos (2007), Mousinho (2022), Nery (2022), Strobel (2008), Freire (2000) entre outros que discutem a educação e a inclusão social da identidade e da cultura da pessoa surda no Brasil.  Portanto, espera-se envolver o aprendiz em várias formas de relações que corroborem para a manutenção da vida.

Palavras-chave: Painel; ensino-aprendizagem; educação de surdos; inclusão socioeducacional da pessoa surda; metodologia de ensino aplicada a educação de surdos.

Arquivos adicionais

Publicado

15-03-2024

Como Citar

Silva, R. B. da . (2024). Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos:: o recurso painel como possibilidade. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 5(1), 149–162. https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a11