Integração das TIC na Educação de Jovens e Adultos um olhar na concepção de Paulo Freire:

os casos das escolas públicas de Porto Velho/RO, Brasil e do Concelho de Vila Real, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a16

Palavras-chave:

TIC, Paulo Freire, EJA, Ensino Médio

Resumo

O estudo científico tem seu foco no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), um olhar na concepção de Paulo Freire, direcionadas à organização curricular e ao modo de atendimento no Ensino Básico para Educação de Jovens e Adultos (EJA) que não concluíram na idade própria a sua escolaridade. Definiu-se o objetivo principal investigar a integração das TIC, no Ensino, Educação de Adultos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Vila Real, Portugal bem como no Ensino na modalidade EJA em Escola Fundamental e Médio de Porto Velho/Rondônia, Brasil, tendo por base teórica o pensamento de Paulo Freire no que respeita à sua conceção educativa, explorando os pressupostos da comunicação educativa na educação de adultos e a investigação sobre a problemática da tecnologia educativa. O estudo realiza-se com professores duma escola da Região da Rondónia e dum agrupamento de Escolas do Concelho de Vila Real. Este estudo está a ser organizado para poder ser submetido a uma revista. Considerações finais relativamente que ferramentas tecnológicas são utilizadas frequentemente, na sala de aula pelos professores são mais elevadas por parte dos professores das escolas do agrupamento de escolas a quem entrevistámos no Conselho de Vila Real-PT. Para tanto, os professores do Ensino Básico e Ensino EJA, como principais atores da educação, necessitam estar habilitados para o uso dessas ferramentas de modo a motivar os processos de ensino e de aprendizagem, originando novas formas de trabalhar com o ensino. 

Palavras-chave: TIC; Paulo Freire; EJA; Ensino Médio.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

Coqueiro, J. C. P. C., Escola, J. J. J. E., & Rodrigues, A. I. M. R. (2024). Integração das TIC na Educação de Jovens e Adultos um olhar na concepção de Paulo Freire:: os casos das escolas públicas de Porto Velho/RO, Brasil e do Concelho de Vila Real, Portugal. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 5(2), 60–76. https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a16