Exercício profissional docente na sociedade de riscos ergonômicos numa perspectiva de segurança no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a15

Palavras-chave:

Docente, Promoção da saúde, riscos ergonômicos, Segurança do trabalho

Resumo

A profissão docente e o seu ambiente laboral, à superfície, transparecem não haver riscos que possam causar agravos ocupacionais, entretanto estudos apontam para o contrário por ser visto como uma atividade penosa, exposta à riscos ergonómicos causando doenças. Buscou-se uma reflexão voltada aos fatores de risco da profissão e modos corretivos e preventivos no ambiente de trabalho docente, em busca do novo ambiente baseado em segurança no trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura. Incidiu-se em bibliotecas virtuais como PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) além do Google académico para acesso aos estudos publicados em volta do tema. O ambiente de trabalho docente é exposto a stress e por natureza penoso. Os achados indicam que no seu ambiente de trabalho, o docente está exposto aos riscos biológicos, físicos, e ergonómicos, associados aos fatores como sobrecarga de trabalho e complexidade de tarefas, salários baixos e desprestígio da carreira docente em meio à uma sociedade imediatista e de consumo. A sociedade teria ganhos se os docentes fossem devidamente tratados, resgatando o anterior prestígio que a carreira lhes atribuía. É preciso que a sensibilidade sobre questão da docência e as suas doenças ocupacionais se transforme em atos de mudança.

Palavras-chave: Docente; promoção da saúde; riscos ergonômicos; segurança do trabalho.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Teimoso, A. R. ., & Comia, D. R. . (2024). Exercício profissional docente na sociedade de riscos ergonômicos numa perspectiva de segurança no trabalho. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 5(2), 44–59. https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a15