O coordenador pedagógico e sua função de mediador/articulador escolar
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a13Palavras-chave:
Coordenador, mediação, professores, alunosResumo
Pesquisar sobre o coordenador pedagógico como mediador e articulador dos processos educacionais, consiste em uma temática relevante para que possamos compreender de fato, suas atribuições nos espaços escolares. Sua mediação não se limita apenas ao trabalho com professores, ou seja, é extensiva aos gestores, aos alunos e às famílias. Nessa perspectiva, é perceptível a importância da sua atuação para garantir a qualidade e a equidade pedagógica educacional, no sentido de se ter ensino e aprendizagem significativos, aliados à parceria das famílias, no que concerne à participação na vida escolar dos alunos. Contudo, o coordenador sozinho não poderá conduzir todos os conflitos de convivência, para tanto, é imprescindível a colaboração de seus pares. Nesse contexto, tencionamos evidenciar a função mediadora do coordenador, norteada por ações de caráter humanizado, democrático, e, acima de tudo, pautadas no contexto real; ações de escuta, para que as tomadas de decisões, sejam efetivadas em prol do crescimento de todos os envolvidos na educação escolar. Para a concretude deste artigo, utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, através dos estudos de Lima e Santos (2007), Pinto (2011), Vasconcelos (2011), Negrão (2012), Saviani (2013), entre outros autores que, através dos seus renomados estudos, contribuíram/contribuem teoricamente acerca do nosso objeto de pesquisa.
Palavras-chave: Coordenador; mediação; professores; alunos.