Dificuldades de apredizagem e tecnologia:
o uso do youtube como uma metodologia educacional colaborativa para o Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a17Palavras-chave:
Educação, youtube, ambiente de aprendizagemResumo
Este artigo discute o uso da tecnologia digital como metodologia colaborativa e como ela existe no cotidiano escolar. O objetivo é analisar as ideias dos professores sobre o uso da tecnologia, especialmente dos vídeos instrutivos disponíveis no YouTube, em sala de aula e como eles podem apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram coletadas informações sobre a introdução de novas tecnologias na sala de aula e a mudança do papel dos professores em relação a esta nova proposta pedagógica. Como metodologia foram utilizados estudos com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados baseou-se, portanto, em entrevistas e observações com dois professores do ensino fundamental de escolas da cidade de Guadalupe Piauí. Os resultados demonstram e orientam o potencial de utilização desta metodologia como um recurso interessante, porém desafiador, para estimular a aprendizagem e trazer novas dinâmicas ao processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Educação; youtube; ambiente de aprendizagem.