Dificuldades de apredizagem e tecnologia:

o uso do youtube como uma metodologia educacional colaborativa para o Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a17

Palavras-chave:

Educação, youtube, ambiente de aprendizagem

Resumo

Este artigo discute o uso da tecnologia digital como metodologia colaborativa e como ela existe no cotidiano escolar. O objetivo é analisar as ideias dos professores sobre o uso da tecnologia, especialmente dos vídeos instrutivos disponíveis no YouTube, em sala de aula e como eles podem apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram coletadas informações sobre a introdução de novas tecnologias na sala de aula e a mudança do papel dos professores em relação a esta nova proposta pedagógica. Como metodologia foram utilizados estudos com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados baseou-se, portanto, em entrevistas e observações com dois professores do ensino fundamental de escolas da cidade de Guadalupe Piauí. Os resultados demonstram e orientam o potencial de utilização desta metodologia como um recurso interessante, porém desafiador, para estimular a aprendizagem e trazer novas dinâmicas ao processo de construção do conhecimento.

 Palavras-chave: Educação; youtube; ambiente de aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Silva, D. R. da ., Ferraz, J. M. ., Silva, F. R. R. da ., & Santos, A. M. dos . (2024). Dificuldades de apredizagem e tecnologia:: o uso do youtube como uma metodologia educacional colaborativa para o Ensino Fundamental I. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 5(2), 77–90. https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a17