Da contribuição da neurociência no cumprimento da Lei n. 11.645/2008 às estratégias de aplicabilidade no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a01Palavras-chave:
Neurociência, metodologia ativa, mídias educacionais, currículo escolar, culturasResumo
A introdução das culturas indígenas e afro-brasileiras no currículo escolar, por meio de atividades de etnoleitura, facilita a promoção de uma aprendizagem mais significativa. Este estudo objetiva socializar experiências e estratégias de ensino que contribuem para o cumprimento da Lei n.º 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. A pesquisa adotou uma metodologia translacional, integrando teoria e prática, com atividades realizadas em duas escolas municipais do Estado do Rio Grande do Norte. Apesar das limitações relacionadas à sistematização do currículo escolar, os resultados iniciais são positivos, indicando avanços dos alunos na leitura, socialização, aumento de repertório cultural, entre outros.
Palavras-chave: Neurociência; metodologia ativa; mídias educacionais; currículo escolar; culturas.