Da contribuição da neurociência no cumprimento da Lei n. 11.645/2008 às estratégias de aplicabilidade no currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a01

Palavras-chave:

Neurociência, metodologia ativa, mídias educacionais, currículo escolar, culturas

Resumo

A introdução das culturas indígenas e afro-brasileiras no currículo escolar, por meio de atividades de etnoleitura, facilita a promoção de uma aprendizagem mais significativa. Este estudo objetiva socializar experiências e estratégias de ensino que contribuem para o cumprimento da Lei n.º 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. A pesquisa adotou uma metodologia translacional, integrando teoria e prática, com atividades realizadas em duas escolas municipais do Estado do Rio Grande do Norte. Apesar das limitações relacionadas à sistematização do currículo escolar, os resultados iniciais são positivos, indicando avanços dos alunos na leitura, socialização, aumento de repertório cultural, entre outros.

Palavras-chave: Neurociência; metodologia ativa; mídias educacionais; currículo escolar; culturas.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

Teixeira, J. M. da S. ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Nascimento, J. M. do . (2025). Da contribuição da neurociência no cumprimento da Lei n. 11.645/2008 às estratégias de aplicabilidade no currículo escolar. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(1), 01–16. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a01