Currículo e inclusão a partir das práxis da APAE em Macaíba/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a02

Palavras-chave:

Inclusão escolar, currículo adaptado, formação integrada, autonomia

Resumo

O presente artigo buscou compreender Curriculo na inclusão a partir da praxis docente, diante da necessidade de implementar e construir um currículo integrado em uma escola do Municipio de Macaíba. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa descritiva e bibliográfica que refletir utilizando como instrumentos a roda de conversa e a análise documental, dispositivos complementares para refletir acerca dos documentos curriculares na APAE. Destacando práticas pedagógicas centradas na promoção da autonomia e desenvolvimento integral de alunos com deficiência intelectual e múltipla.  Os resultados revelam que existe uma disputa/tensionamento na construção do currículo, na qual ora a Base Comum se sobressai e ora a formação técnica se destaca, demonstrando que há um caminho a ser trilhar em direção a uma formação que compreenda o conhecimento de forma totalitária. A pesquisa reafirma a relevância do currículo inclusivo na transformação do ambiente escolar em um espaço acolhedor e equitativo, com potencial de impactar a vida dos alunos positivamente.

Palavras-chave: Inclusão escolar; currículo adaptado; formação integrada; autonomia.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

Firmino, E. R. B. ., Machado, K. A. ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Nascimento, J. M. do . (2025). Currículo e inclusão a partir das práxis da APAE em Macaíba/RN. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(1), 17–28. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a02