Currículo e inclusão a partir das práxis da APAE em Macaíba/RN
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a02Palavras-chave:
Inclusão escolar, currículo adaptado, formação integrada, autonomiaResumo
O presente artigo buscou compreender Curriculo na inclusão a partir da praxis docente, diante da necessidade de implementar e construir um currículo integrado em uma escola do Municipio de Macaíba. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa descritiva e bibliográfica que refletir utilizando como instrumentos a roda de conversa e a análise documental, dispositivos complementares para refletir acerca dos documentos curriculares na APAE. Destacando práticas pedagógicas centradas na promoção da autonomia e desenvolvimento integral de alunos com deficiência intelectual e múltipla. Os resultados revelam que existe uma disputa/tensionamento na construção do currículo, na qual ora a Base Comum se sobressai e ora a formação técnica se destaca, demonstrando que há um caminho a ser trilhar em direção a uma formação que compreenda o conhecimento de forma totalitária. A pesquisa reafirma a relevância do currículo inclusivo na transformação do ambiente escolar em um espaço acolhedor e equitativo, com potencial de impactar a vida dos alunos positivamente.
Palavras-chave: Inclusão escolar; currículo adaptado; formação integrada; autonomia.