Currículo integrado e a contribuição da Psicologia Escolar
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a03Palavras-chave:
Currículo integrado, Psicologia escolar, Educação profissional e tecnológica, saúde mental, inovação pedagógicaResumo
A integração curricular tem emergido como um conceito essencial no campo educacional, especialmente quando analisado em conjunto com o papel da psicologia escolar. Em um contexto onde os desafios pedagógicos exigem uma abordagem mais humanizada e holística, o currículo integrado desponta como uma alternativa promissora para promover o desenvolvimento integral dos sujeitos. Essa perspectiva propõe transcender a fragmentação disciplinar, conectando saberes de forma transversal e significativa, para enfrentar os dilemas contemporâneos na formação educacional. Assim, é nesse contexto que a psicologia escolar adquire relevância, fornecendo subsídios teóricos e práticos para abordar as complexidades do ambiente escolar e contribuir para uma educação mais inclusiva e emancipadora. O presente estudo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar as contribuições da psicologia escolar para a efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica. A partir da revisão de literatura, o estudo busca mapear as principais interfaces entre a psicologia escolar e o currículo integrado, e como essa articulação pode favorecer a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, significativo e responsivo às necessidades dos estudantes. Os resultados apontam para a importância da psicologia escolar na promoção de um ambiente educacional mais saudável, no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras e na superação de desafios contemporâneos, como a crescente incidência de problemas de saúde mental entre estudantes e professores.
Palavras-chave: Currículo integrado; Psicologia escolar; Educação profissional e tecnológica; saúde mental; inovação pedagógica.