Formação Humana Integral no contexto da Educação Profissional:
um estudo sobre a inclusão, tecnologia assistiva e currículo integrado
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a04Palavras-chave:
Educação profissional, inclusão, tecnologia assistiva, currículo integrado, formação humana integralResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre educação profissional, inclusão, tecnologia assistiva e currículo integrado para a formação humana integral, destacando os desafios e possibilidades que permeiam essas práticas no âmbito da educação profissional. A pesquisa utilizou como metodologia uma revisão bibliográfica narrativa e foram utilizados 30 textos. Os resultados evidenciaram que a formação humana integral, ao integrar conhecimentos técnicos, científicos e culturais, contribui para o desenvolvimento dos estudantes, possibilitando sua atuação crítica e responsável no mundo do trabalho e na sociedade. Observou-se que a inclusão vai além da presença de estudantes com deficiência nos espaços escolares, exigindo práticas pedagógicas, recursos e políticas públicas que eliminem barreiras e promovam a equidade. A tecnologia assistiva demonstrou ser uma aliada fundamental nesse processo, ampliando as possibilidades de acesso e participação de estudantes com necessidades específicas. Por sua vez, o currículo integrado foi identificado como uma estratégia eficaz para articular diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais ampla e significativa, alinhada às demandas contemporâneas. Conclui-se que a integração entre esses elementos é essencial para a construção de um modelo educacional que valorize a diversidade, prepare os estudantes para desafios sociais e profissionais e contribua para a construção de uma sociedade mais justa. Este trabalho destaca a relevância do tema e a necessidade de aprofundar debates e práticas pedagógicas que potencializem sua implementação.
Palavras-chave: Educação profissional; inclusão; tecnologia assistiva; currículo integrado; formação humana integral.