Currículo e aprendizagem criativa com iniciação à robótica
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a07Palavras-chave:
Currículo, aprendizagem criativa, robótica, integração, tecnologiaResumo
Várias perspectivas circulam sobre o conceito de currículo. O debate do tema baseia-se sobre qual o caminho que leva ao conhecimento. Ribeiro, Ribeiro (2010) dissertam que o objetivo do currículo é pauta de uma necessidade social, política e mesmo pedagógica no desenvolvimento educativo bem sucedido e transformador de uma sociedade. A Aprendizagem Criativa traz atividades que têm como base teórica a espiral de aprendizagem, esta demonstra que o processo ensino aprendizagem não ocorre de forma linear, ele segue uma construção baseada na relação entre imaginar, criar, experimentar, compartilhar e refletir, neste campo de pensamento os estudantes passa por etapas e aprimoram as suas habilidades conforme desenvolvem e testam ideais, experimentam novos caminhos e escutam opiniões diferentes. O presente estudo de caso teve como objetivo apresentar e descrever uma atividade realizada na Escola Municipal Otto de Brito Guerra, em Natal/RN. Como ficou demonstrada no estudo, a definição sobre currículo pelas escolas é o conjunto de todas as práticas pedagógicas e descrição de conteúdos necessários para atuação dos estudantes após concluírem seus estudos e sua etapa escolar na vida profissional. Por fim, evidencia-se que o currículo integrado traz para a educação um conjunto de características tais como: integração entre conteúdos e tecnologia, mediação entre professores e estudantes, autonomia, inclusão e democracia para o processo ensino aprendizagem presente nas escolas.
Palavras-chave: Currículo; aprendizagem criativa; robótica; integração; tecnologia.