Currículo e aprendizagem criativa com iniciação à robótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a07

Palavras-chave:

Currículo, aprendizagem criativa, robótica, integração, tecnologia

Resumo

Várias perspectivas circulam sobre o conceito de currículo. O debate do tema baseia-se sobre qual o caminho que leva ao conhecimento. Ribeiro, Ribeiro (2010) dissertam que o objetivo do currículo é pauta de uma necessidade social, política e mesmo pedagógica no desenvolvimento educativo bem sucedido e transformador de uma sociedade. A Aprendizagem Criativa traz atividades que têm como base teórica a espiral de aprendizagem, esta demonstra que o processo ensino aprendizagem não ocorre de forma linear, ele segue uma construção baseada na relação entre imaginar, criar, experimentar, compartilhar e refletir, neste campo de pensamento os estudantes passa por etapas e aprimoram as suas habilidades conforme desenvolvem e testam ideais, experimentam novos caminhos e escutam opiniões diferentes. O presente estudo de caso teve como objetivo apresentar e descrever uma atividade realizada na Escola Municipal Otto de Brito Guerra, em Natal/RN. Como ficou demonstrada no estudo, a definição sobre currículo pelas escolas é o conjunto de todas as práticas pedagógicas e descrição de conteúdos necessários para atuação dos estudantes após concluírem seus estudos e sua etapa escolar na vida profissional. Por fim, evidencia-se que o currículo integrado traz para a educação um conjunto de características tais como: integração entre conteúdos e tecnologia, mediação entre professores e estudantes, autonomia, inclusão e democracia para o processo ensino aprendizagem presente nas escolas.

Palavras-chave: Currículo; aprendizagem criativa; robótica; integração; tecnologia.

Arquivos adicionais

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Azevedo, A. K. N. de ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Nascimento, J. M. do . (2025). Currículo e aprendizagem criativa com iniciação à robótica. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(1), 95–110. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a07