Currículo formal e currículo oculto:

pensamentos iniciais sobre a cultura institucional na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a10

Palavras-chave:

Ensino Profissional Marítimo, currículo, cultura escola, ideologia

Resumo

O presente estudo pretende iniciar uma discussão de relação entre o documento currículo escolar da Escola de Formação da Marinha Mercante, do Rio de Janeiro, e seu currículo vivido no seu cotidiano e qual o seu impacto na cultura escolar desta instituição. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise de documentos que abordam conceitos de currículo e cultura escolar, além da grade curricular deste segmento do ensino profissional marítimo. A fim de trazer a observação do que é vivido dentro da escola, o repositório da revista que aborda os eventos do ano da escola, editoriada pelos próprios alunos, servira como fonte base do que seria experimentado pelos alunos e pelos setores pedagógico e administrativo da instituição. Como resultado verifica-se a influência do currículo e da cultura na formação não somente profissional do aluno, como também em sua formação holística, permeada pela ideologia militar.

Palavras-chave: Ensino profissional marítimo; currículo; cultura escola; ideologia.

Arquivos adicionais

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Carvalho, A. V. G. de ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Nascimento, J. M. do . (2025). Currículo formal e currículo oculto:: pensamentos iniciais sobre a cultura institucional na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Rio de Janeiro. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(1), 142–153. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a10