Currículo formal e currículo oculto:
pensamentos iniciais sobre a cultura institucional na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a10Palavras-chave:
Ensino Profissional Marítimo, currículo, cultura escola, ideologiaResumo
O presente estudo pretende iniciar uma discussão de relação entre o documento currículo escolar da Escola de Formação da Marinha Mercante, do Rio de Janeiro, e seu currículo vivido no seu cotidiano e qual o seu impacto na cultura escolar desta instituição. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise de documentos que abordam conceitos de currículo e cultura escolar, além da grade curricular deste segmento do ensino profissional marítimo. A fim de trazer a observação do que é vivido dentro da escola, o repositório da revista que aborda os eventos do ano da escola, editoriada pelos próprios alunos, servira como fonte base do que seria experimentado pelos alunos e pelos setores pedagógico e administrativo da instituição. Como resultado verifica-se a influência do currículo e da cultura na formação não somente profissional do aluno, como também em sua formação holística, permeada pela ideologia militar.
Palavras-chave: Ensino profissional marítimo; currículo; cultura escola; ideologia.