Editorial - Ano 6, vol. 6, n. 1 - Dossiê Concepções Curriculares e o campo da Educação Profissional: problematizações complementares
Resumo
Revista Faculdade FAMEN - REFFEN Ano 6, vol. 6, n. 1
EDITORIAL
Convidamos para a leitura dos artigos científicos socializados no Dossiê “Concepções curriculares e o campo da Educação Profissional: problematizações complementares”, Volume 6, número 1, do periódico Revista Faculdade FAMEN (REFFEN), vinculado à Faculdade Metropolitana Norte Riograndense.
O Dossiê Científico publicado em janeiro de 2025 foi organizado pelos pesquisadores Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares e o Dr. José Mateus do Nascimento, em parceria com o distinto Conselho Editorial Internacional e o Comitê Científico Interdisciplinar que integram a equipe editorial da REFFEN.
O Dossiê reúne 11 (Onze) produções textuais com temáticas que problematizam sobre a Educação Profissional, Processos Cognitivos, Inclusão, Tecnologia Assistiva, Currículo Integrado, Educação de Jovens e Adultos, entre outros. Sem dúvida, um dossiê rico de partilhas de saberes, questões teóricas e práticas, que serão úteis para profissionais da educação profissional e de campos científicos correlatos.
Em síntese, os artigos publicados demonstram o esforço de pesquisadores engajados com a produção de conhecimento que visam colaborar, a partir da socialização do importante conteúdo de libras e de inclusão escolar, com a sistematização e a implementação de projetos, programas e de políticas para o desenvolvimento humano e social.
As reflexões apresentadas colaboram sobretudo com evidencias sobre a importância da escola para o desenvolvimento humano ao ressaltar a urgência da acessibilidade, das práxis humanizadoras e da inclusão social no seu sentido mais largo. Pela qualidade dos diálogos, acreditamos que os artigos inspirarão inúmeros movimentos transformadores e frutíferas práxis no campo da Educação Profissional.
Cumpre destacar ainda que o Dossiê da REFFEN é um periódico de publicação online e gratuito que acolheu artigos científicos em fluxo contínuo. O caderno reúne a produção de conhecimento de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil com domínio teórico no campo da educação inclusive e de libras. Em comum, tais pesquisadores possuem o interesse pela investigação sobre contextos educativos aprendentes, humanizadores, tecnológicos, includentes e acessíveis. Os Organizadores fazem votos de boa leitura para os interlocutores.
Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Dr. José Mateus do Nascimento
(Organizadores)
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 10-02-2025 (2)
- 31-01-2025 (1)