Práticas pedagógicas de iniciação à pesquisa na Educação Básica:
feiras de ciências e robótica como estratégias de promoção da educação científica
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a17Palavras-chave:
Iniciação científica, feira de ciências, robótica, protagonismo estudantil, educação básicaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar como a prática pedagógica de iniciação à pesquisa, por meio de feiras e mostras de ciências, contribui para a educação científica e a participação dos estudantes na Educação Básica. A metodologia baseia-se no modelo de comunicação pública na categoria "experiência leiga" (Costa; Souza; Mazzoco, 2010), com foco nos relatos de dois professores: um que trabalhou com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma Feira de Ciências, e outro que orientou uma equipe de robótica em um Festival de Robótica. Os resultados evidenciam que essas práticas promovem o protagonismo dos alunos, estimulam a curiosidade científica e desenvolvem habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas. A experiência do Professor 1 destacou a importância de atividades lúdicas, como a criação de um livro concreto, para materializar conceitos científicos complexos. Já a Professora 2 demonstrou como a pesquisa sobre distúrbios do sono em astronautas e a proposta de uma touca com luzes coloridas para estimular o sono REM ampliaram o engajamento dos estudantes. Conclui-se que a iniciação à pesquisa, quando bem planejada e mediada, transforma o ambiente escolar, integrando ciência, tecnologia e educação de forma significativa e inclusiva.
Palavras-chave: Iniciação científica; feira de ciências; robótica; protagonismo estudantil; educação Básica.