Saberes docentes e a construção do plano educacional individualizado:

relato de uma experiência de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a14

Palavras-chave:

Inclusão, Plano Educacional Individualizado, IFRN

Resumo

Neste trabalho, analisou-se a percepção dos docentes sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) com a finalidade de identificar como vem sendo a sua operacionalização no campus João Câmara do IFRN. Buscou-se investigar em que medida o PEI consegue atingir os seus objetivos no tocante à inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas e quais as dificuldades durante este processo. O presente estudo tem abordagem qualitativa e foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores que atuam no curso técnico integrado em Informática do referido campus. Os resultados indicam que a formação continuada é considerada o ponto chave para que o PEI seja de fato, um instrumento norteador da prática docente no âmbito do Instituto.

Palavras-chave: Inclusão; Plano Educacional Individualizado; IFRN.

 

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Publicado

15-04-2025

Como Citar

Costa, I. C. R. da ., & Santos, F. A. A. dos . (2025). Saberes docentes e a construção do plano educacional individualizado: : relato de uma experiência de pesquisa. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 32–41. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a14