Saberes docentes e a construção do plano educacional individualizado:
relato de uma experiência de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a14Palavras-chave:
Inclusão, Plano Educacional Individualizado, IFRNResumo
Neste trabalho, analisou-se a percepção dos docentes sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) com a finalidade de identificar como vem sendo a sua operacionalização no campus João Câmara do IFRN. Buscou-se investigar em que medida o PEI consegue atingir os seus objetivos no tocante à inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas e quais as dificuldades durante este processo. O presente estudo tem abordagem qualitativa e foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores que atuam no curso técnico integrado em Informática do referido campus. Os resultados indicam que a formação continuada é considerada o ponto chave para que o PEI seja de fato, um instrumento norteador da prática docente no âmbito do Instituto.
Palavras-chave: Inclusão; Plano Educacional Individualizado; IFRN.