Fatores associados à Educação Superior de brancos e não-brancos no estado do rio Grande do Norte no ano de 2010

Autores

  • Adriel Felipe de Araújo Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Wendella Sara Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Rayana Garcia de Macêdo Cavalcante Faculdade Metropolitana Norte Riograndense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a04

Palavras-chave:

Educação superior, Regressão logística, Desigualdade educacional

Resumo

É um consenso que as desigualdades educacionais são um entrave ao desenvolvimento social, econômico e humano. O presente trabalho se propõe a analisar, através da regressão logística multivariada, quais fatores que têm maior associação com o acesso e permanência de um indivíduo na educação superior seja este de cor ou raça branca ou não-branca. Os resultados demonstram que as variáveis que têm maior impacto são o trabalho remunerado, a espécie de curso concluído e a renda. Conclui-se que esses fatores que mais influenciam na educação superior por cor ou raça do indivíduo demonstram que há uma desigualdade educacional no estado do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave: Educação superior. Regressão logística. Desigualdade educacional.

Arquivos adicionais

Publicado

30-03-2021

Como Citar

BEZERRA, A. F. de A. ., SILVA, W. S. C. da, & CAVALCANTE, R. G. de M. (2021). Fatores associados à Educação Superior de brancos e não-brancos no estado do rio Grande do Norte no ano de 2010. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(1), 01–10. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a04