Fatores associados à Educação Superior de brancos e não-brancos no estado do rio Grande do Norte no ano de 2010
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a04Palavras-chave:
Educação superior, Regressão logística, Desigualdade educacionalResumo
É um consenso que as desigualdades educacionais são um entrave ao desenvolvimento social, econômico e humano. O presente trabalho se propõe a analisar, através da regressão logística multivariada, quais fatores que têm maior associação com o acesso e permanência de um indivíduo na educação superior seja este de cor ou raça branca ou não-branca. Os resultados demonstram que as variáveis que têm maior impacto são o trabalho remunerado, a espécie de curso concluído e a renda. Conclui-se que esses fatores que mais influenciam na educação superior por cor ou raça do indivíduo demonstram que há uma desigualdade educacional no estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Educação superior. Regressão logística. Desigualdade educacional.