Educação escolar indígena e educação inclusiva:
Políticas públicas no Brasil e em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a18Palavras-chave:
Educação, Educação Escolar Indígena, Educação InclusivaResumo
Este artigo pretende realizar discussões sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e vem discutindo a Educação Especial Inclusiva e Educação Escolar Indígena na perspectiva das políticas educacionais, perpassam indiscutivelmente, pelo viés da inclusão e diversidade acentuada pelos movimentos de lutas em favor das populações marginalizadas. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica e análise de dados. As discussões enveredam-se pelos questionamentos se as práticas de Educação Inclusiva têm sido implementadas de forma satisfatória nas escolas municipais na Educação Escolar Indígena? Portanto, o cerne do debate busca elucidar a concepção de Educação Inclusiva está sendo praticada, o distanciamento e desafios para implementação de práticas educativas inclusivas e se há distanciamento entre o direito instituído e a garantia assegurada na prática escolar. Tendo como objetivo analisar quais as principais políticas públicas para garantia da Educação Inclusiva nas escolas indígenas no Brasil e localizadas na região do Alto São Marcos, em Roraima, considerando o que tem sido instituído e o que se tem efetivamente praticado.
Palavras-chave: Educação; Educação Escolar Indígena; Educação Especial.