Inserção e inclusão:

as implicações dessas terminologias na prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a16

Palavras-chave:

Inclusão, inserção, ações pedagógicas inclusivas

Resumo

Este artigo se propõe a expandir o conhecimento frente ao processo de inserção e inclusão de crianças com necessidades especiais no contexto escolar, refletir as implicações desses termos e pensar possíveis ações que o/a professor/a pode realizar para ampliar as potencialidades dos envolvidos na experiência educativa inclusiva. Dessa forma, com a intenção de atender ao propósito da investigação, optou-se pela pesquisa bibliográfica (Gil, 2002; Sousa, Oliveira e Alves, 2022; Santos e Kumada, 2021), na qual possibilitou entrar em contato com as publicações já existentes frente ao assunto em questão e fomentou o diálogo com alguns teóricos que abordam como é a realidade enfrentada no meio escolar pela equipe pedagógica, professores/as, crianças, pais e sociedade em geral. Para tanto, para a pesquisa teórica os/as seguintes autores/as foram convidados/as: Pinheiro e Freire (2022), Rangel (2023), Cardonetti et al. (2018), Alves et al. (2024), Mattos e Nuernberg (2011), Pina (2022), Oliveira, Feitosa e Mota (2020), dentre outros. Assim, durante a desenvoltura do artigo, foi retratado sobre como a inserção abriu caminhos para se alcançar o processo de inclusão e quais são as possíveis ações pedagógicas que auxiliam no processo educativo de crianças especiais. Através de um estudo mais detalhado, foi possível compreender o quão importante e necessário é o processo de inclusão nas práticas educativas.

Palavras-chave: Inclusão; inserção; ações pedagógicas inclusivas.

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Publicado

03-06-2025

Como Citar

Bulegon, E. S. ., & Cardonetti , V. K. . (2025). Inserção e inclusão:: as implicações dessas terminologias na prática educativa. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 56–73. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a16