O uso da informática na prática pedagógica dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a15

Palavras-chave:

Educação, tecnologia digital, benefícios

Resumo

O rápido crescimento da tecnologia digital tem causado transformações avassaladoras na sociedade e, por isso, a educação necessita de uma atenção especial e também precisa receber um processo contínuo, e que esteja aberta aos desafios e às inovações que sempre estão chegando. A tecnologia educacional deve ser utilizada como um recurso somatório no processo ensino aprendizagem, assim de suma importância capacitar e incentivar os professores para utilizarem de forma correta toda esta inovação, somente assim elas podem servir de benéfico para sua prática pedagógica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de investigar os benefícios do uso da informática na prática pedagógica dos professores. A busca foi realizada na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); National Libraly of Medicine (MEDLINE) e Google Scholar a partir de termos relacionados ao tema, com critérios de inclusão como: artigos em português, disponíveis na íntegra e gratuitamente on-line e publicados nos últimos dez anos. Foram encontrados e analisados 10 artigos. Os resultados apontaram que existem diversas maneiras de se aproveitar dos benefícios das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é necessário que os professores entendam que o uso das tecnologias digitais precisa romper com alguns paradigmas que ainda estão enraizados no ensino tradicional. Conclui-se a necessidade de acessibilidade que os professores precisam ter aos meios que concedam aprender a utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente escolar. Na formação continuada capacitando professores e consequentemente promovendo aulas mais dinâmicas e motivantes.

Palavras-chave: Educação; tecnologia digital; benefícios.

Arquivos adicionais

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Silva, E. R. da, Nascimento, G. F. do ., & Santos, A. M. dos . (2025). O uso da informática na prática pedagógica dos professores. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 42–55. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a15