Mecânica dos fluidos:
proposta de aulas experimentais sob o olhar da teoria construtiva
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a19Palavras-chave:
Dinâmica dos fluidos, teoria construtivista, experimentação do ensino de Física, sequência didáticaResumo
Este artigo propõe uma sequência de aulas experimentais sobre dinâmica dos fluidos, utilizando a teoria construtivista como referencial teórico e motivador avaliativo. O objetivo é estimular os alunos a explorar o conteúdo, analisar os fenômenos e calcular valores propostos. Os experimentos sugeridos são: Manômetro de Tubo em “U”, Tubo de Alcance e Tubo de Venturi. A sequência didática é composta por quatro encontros que envolvem averiguar os conhecimentos prévios, realização das atividades experimentais e análise dos resultados obtidos pelos estudantes. A proposta visa promover a aprendizagem dos estudantes, estimulando o raciocínio lógico, a curiosidade, a criatividade e a autonomia. Dessa forma, este trabalho apresenta os fundamentos teóricos, a descrição da construção dos experimentos, as orientações pedagógicas e a sequência didática.
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos; teoria construtivista; experimentação do ensino de Física; sequência didática.