Mecânica dos fluidos:

proposta de aulas experimentais sob o olhar da teoria construtiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a19

Palavras-chave:

Dinâmica dos fluidos, teoria construtivista, experimentação do ensino de Física, sequência didática

Resumo

Este artigo propõe uma sequência de aulas experimentais sobre dinâmica dos fluidos, utilizando a teoria construtivista como referencial teórico e motivador avaliativo. O objetivo é estimular os alunos a explorar o conteúdo, analisar os fenômenos e calcular valores propostos. Os experimentos sugeridos são: Manômetro de Tubo em “U”, Tubo de Alcance e Tubo de Venturi. A sequência didática é composta por quatro encontros que envolvem averiguar os conhecimentos prévios, realização das atividades experimentais e análise dos resultados obtidos pelos estudantes. A proposta visa promover a aprendizagem dos estudantes, estimulando o raciocínio lógico, a curiosidade, a criatividade e a autonomia. Dessa forma, este trabalho apresenta os fundamentos teóricos, a descrição da construção dos experimentos, as orientações pedagógicas e a sequência didática.

Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos; teoria construtivista; experimentação do ensino de Física; sequência didática.

Arquivos adicionais

Publicado

27-06-2025

Como Citar

Santos, J. A. V. dos, & Silva, M. L. da . (2025). Mecânica dos fluidos:: proposta de aulas experimentais sob o olhar da teoria construtiva. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 107–126. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a19