Histórias que acolhem:

diversidade e inclusão em livros infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a21

Palavras-chave:

Inclusão, literatura infantil, autoidentificação, letramento literário, literatura local

Resumo

Este artigo trata sobre dois livros infantis de autoras da região do cariri cearense que acolhem as singularidades da pessoa com deficiência, abrem espaço para a diversidade humana e promovem inclusão social. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer a importância dessas obras para a literatura local e em especial, para o público com cegueira e para as pessoas surdas. De modo mais específico busca-se 1) discutir sobre a importância das temáticas desses livros para o acolhimento da diversidade e 2) reconhecer a literatura infantil como ponte para a autoidentificação, inclusão e para o respeito. A justificativa para este artigo baseia-se na relevância de reconhecer a literatura infantil produzia por autores local que se detém às particularidades em torno do corpo com deficiência e que, assim, contribuem para o respeito e inclusão. Como aporte teórico para as discussões deste trabalho, utilizou-se, entre outros, as contribuições de Candido (2011), em relação ao caráter humanizador da literatura, Diniz (2007) que trata acerca da deficiência e Carvalho (2020) sobre inclusão e literatura infantil.

Palavras-chave: Inclusão; literatura infantil; autoidentificação; letramento literário; literatura local.

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

Sousa, A. C. D. S. ., & Paz, J. F. da . (2025). Histórias que acolhem:: diversidade e inclusão em livros infantis. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 148–158. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a21