Um passeio pela literatura infanto-juvenil:

proposta de sequência didática com a obra "A árvore que dava dinheiro", de Domingos Pellegrini

Autores

  • Maria Layana Andrade Parnaíba Universidade Regional do Cariri - PPGL/URCA, Brasil
  • José Flávio da Paz Universidade Regional do Cariri - PPGL/URCA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6600-9548

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a22

Palavras-chave:

Sequência didática, a árvore que dava dinheiro, literatura infanto-juvenil

Resumo

O texto é o objeto central nas aulas de língua portuguesa. É através dele que a sintaxe e a semântica são trabalhadas; é por meio dele que os alunos desenvolvem suas competências e habilidades requisitadas para cada nível da educação. Muitas são as possibilidades de leituras e, por isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de sequência didática com a obra “A árvore que dava dinheiro”, de Domingos Pellegrini. Para isso, fundamenta-se nas concepções de gêneros do discurso, de Bakhtin e os estudos subsequentes sobre a temática, bem como sobre a literatura infanto-juvenil na perspectiva de Cosson (2000). Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica de natureza aplicada.

Palavras-chave: Sequência didática; a árvore que dava dinheiro; literatura infanto-juvenil.

Arquivos adicionais

Publicado

21-08-2025

Como Citar

Parnaíba, M. L. A. ., & Paz, J. F. da . (2025). Um passeio pela literatura infanto-juvenil:: proposta de sequência didática com a obra "A árvore que dava dinheiro", de Domingos Pellegrini. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(2), 159–173. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a22