Um passeio pela literatura infanto-juvenil:
proposta de sequência didática com a obra "A árvore que dava dinheiro", de Domingos Pellegrini
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a22Palavras-chave:
Sequência didática, a árvore que dava dinheiro, literatura infanto-juvenilResumo
O texto é o objeto central nas aulas de língua portuguesa. É através dele que a sintaxe e a semântica são trabalhadas; é por meio dele que os alunos desenvolvem suas competências e habilidades requisitadas para cada nível da educação. Muitas são as possibilidades de leituras e, por isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de sequência didática com a obra “A árvore que dava dinheiro”, de Domingos Pellegrini. Para isso, fundamenta-se nas concepções de gêneros do discurso, de Bakhtin e os estudos subsequentes sobre a temática, bem como sobre a literatura infanto-juvenil na perspectiva de Cosson (2000). Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica de natureza aplicada.
Palavras-chave: Sequência didática; a árvore que dava dinheiro; literatura infanto-juvenil.