Utilização de videoaulas em espaços não formais:
uma abordagem interativa sobre o tema poluição das águas para alunos do 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a25Palavras-chave:
Ensino de ciências, espaços não formais, videoaula, poluição das águas, ensino-aprendizagemResumo
Este estudo investigou o impacto do uso de vídeos para estudantes do ensino fundamental a fim de entender o papel dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem durante esse período de pandemia. O tema escolhido para os vídeos e demais atividades foi a poluição das águas dos rios. Paralelamente, o estudo buscou também demonstrar que o uso do vídeo em espaços fora do ambiente escolar pode ser um instrumento capaz de promover discussões e construções de novos saberes, podendo se tornar um material didático de grande valor no ensino de ciências para a comunidade local. Os sujeitos desta pesquisa foram alguns alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal São João do Miriti. Todos os alunos são moradores da comunidade e apresentam idades entre 11 e 14 anos, sendo 57% do gênero feminino e 43% do gênero masculino. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados qualitativamente por meio da aula de campo, produção de videoaula, ilustrações e produção textual. Nesta pesquisa os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver capacidades necessárias de compreensão dos problemas ambientais de poluição que o rodeiam. Somado a isto, os alunos também pesquisaram e apresentaram soluções para a questão de poluição dos rios que foram embasadas em conhecimentos prévios (saberes populares) e conhecimentos científicos repassados pela docente responsável.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; espaços não formais; videoaula; poluição das águas; ensino-aprendizagem.