Estudos decoloniais e pensamento crítico na literatura porto-velhense:
explorando narrativas de resistência e identidade
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a26Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, sociologia do pertencimento, estudos culturais, estudos literários, cultura, identidade e literatura de RondôniaResumo
Este artigo propõe explorar a literatura porto-velhense de natureza infantojuvenil sob a ótica dos estudos decoloniais e do pensamento crítico, visando revelar as narrativas de resistência e identidade presentes nas obras Heitor, o curumim (2023), Luna: a menina que conseguiu superar o bullying (2019);), Escrevivências na Amazônia encantada (2023), Meu porto minha velha (2022), e Maria do Rio (2023), respectivamente das autoras Célia Marques, Claudenice Luna, Eva da Silva Alves, Gláucia Negreiros e Nair Ferreira Gurgel do Amaral, as quais trazem à baila temas como a inclusão das diferenças socioeconômicas e culturais, de linguagem, de gênero, religião e étnico-racial, bem como, à valorização do patrimônio histórico-cultural, a questão do etarismo e outras do nosso cotidiano, em especial, quando pensamos o desenvolvimentos dessas temáticas no Ensino Fundamental. Logo, constitui objetivo analisar como a literatura produzida em Porto Velho reflete e contesta as estruturas sociais, políticas e culturais dominantes, investigando como os elementos dos estudos decoloniais e do pensamento crítico são empregados nessas produções literárias para construir narrativas de resistência e identidade. A metodologia da pesquisa adotada foi a de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, ocasião em que serão feitos o levantamento e a análise sobre estudos decoloniais, pensamento crítico e literatura porto-velhense para embasar a pesquisa e, consequente análise das obras supracitadas. Este representa a difusão da literatura produzida em Porto Velho com uma abordagem crítica e socialmente engajada e, desse modo, projetamos a qualidade e a primorosidade com que a literatura se constrói no interior desta Região.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil; sociologia do pertencimento; estudos culturais; estudos literários; cultura, identidade e literatura de Rondônia.