Educação bilíngue para surdos na perspectiva dos estudos interculturais:

possibilidades que incluem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a28

Palavras-chave:

Educação de surdos, bilinguismo, estudos interculturais, inclusão, cultura surda

Resumo

A educação bilíngue para surdos, reconhecida como um direito linguístico e cultural, encontra nos estudos interculturais uma importante base teórica de sustentação para repensar práticas pedagógicas que respeitem a identidade e a cultura surda e promovam uma inclusão que vai além da integração escolar. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre as interfaces entre educação bilíngue e interculturalidade, defendendo a construção de um modelo educacional que reconheça a surdez como diferença e não como deficiência. Com base em autores como Skliar (1998), Strobel (2008) e Candau (2012), o texto discute os limites e as possibilidades de uma prática educativa que valorize a pluralidade linguística e cultural dos estudantes surdos, apontando caminhos para uma educação inclusiva baseada no reconhecimento e na equidade.

Palavras-chave: Educação de surdos; bilinguismo; estudos interculturais; inclusão; cultura surda.

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Publicado

28-08-2025

Como Citar

Silva, R. B. da ., & Aguiar, J. V. L. . (2025). Educação bilíngue para surdos na perspectiva dos estudos interculturais: : possibilidades que incluem . REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(3), 80–94. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a28