Educação bilíngue para surdos na perspectiva dos estudos interculturais:
possibilidades que incluem
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a28Palavras-chave:
Educação de surdos, bilinguismo, estudos interculturais, inclusão, cultura surdaResumo
A educação bilíngue para surdos, reconhecida como um direito linguístico e cultural, encontra nos estudos interculturais uma importante base teórica de sustentação para repensar práticas pedagógicas que respeitem a identidade e a cultura surda e promovam uma inclusão que vai além da integração escolar. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre as interfaces entre educação bilíngue e interculturalidade, defendendo a construção de um modelo educacional que reconheça a surdez como diferença e não como deficiência. Com base em autores como Skliar (1998), Strobel (2008) e Candau (2012), o texto discute os limites e as possibilidades de uma prática educativa que valorize a pluralidade linguística e cultural dos estudantes surdos, apontando caminhos para uma educação inclusiva baseada no reconhecimento e na equidade.
Palavras-chave: Educação de surdos; bilinguismo; estudos interculturais; inclusão; cultura surda.