As memórias como forma de identidade na obra Você Lembra, Pai? De Daniel Munduruku
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a29Palavras-chave:
Cultura indígena, pesquisa-ação, letramento literário, educaçãoResumo
Neste texto, versamos refletir sobre uma proposta de ensino com textos literários que constituiu parte do projeto desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Abordamos uma fase da pesquisa interventiva desenvolvida com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Propusemos trabalhar a leitura pela perspectiva do letramento literário com o objetivo de ampliar o gosto pela leitura e produções literárias, orais e escritas. Respaldamo-nos teoricamente na Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1979, 1994), em conceitos sobre identidade propostos por Stuart Hall (2015), processos didático-pedagógicos de pensadores engajados nessa formação, como: Jouve (2002), Coelho (2000), Cosson (2009), entre outros. O corpus se constituiu com a obra Você Lembra, Pai, de Daniel Munduruku e dados coletados junto à classe. A metodologia-ação, organizada em quatro eixos, intercalando leitura e produção, possibilitou ao discente uma postura protagonista frente ao texto literário, e a se reconhecer como leitor/autor.
Palavras-chave: Cultura indígena; pesquisa-ação; letramento literário; educação.