Interseccionalidade, diversidade cultural e diferença no currículo escolar:

um estudo a partir da obra “meu terreiro, meu axé”, de Zeneida Lins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a30

Palavras-chave:

Educação básica, religiões afro-brasileiras, diversidade cultural, racismo religioso, currículo escolar, ancestralidade

Resumo

Este artigo discute a importância de abordar as religiões de matriz africana na educação básica, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, como estratégia de promoção da diversidade, da cidadania e do enfrentamento ao racismo religioso. A partir da metodologia de revisão bibliográfica, com ênfase na obra Meu terreiro, meu axé (Azevedo, 2024), o estudo analisa as contribuições pedagógicas dessa temática para o currículo escolar. A obra de Azevedo apresenta os orixás e os terreiros de forma acessível e sensível, promovendo o respeito às tradições afro-brasileiras e possibilitando o diálogo com crianças de diferentes contextos culturais. Os referenciais teóricos utilizados incluem autores como Nilma Lino Gomes (2017), Kabengele Munanga (2012), Stuart Hall (2006), Tomaz Tadeu da Silva (2005), Gilciana Franco (2025) e Darcy Ribeiro (1995), que contribuem para uma reflexão interseccional sobre identidade, cultura, racismo e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a ausência das religiões afro-brasileiras nos currículos escolares contribui para a exclusão simbólica de sujeitos negros e para a reprodução de preconceitos. A presença desses saberes na sala de aula, por outro lado, representa uma oportunidade de reconstrução identitária, valorização da ancestralidade e formação de cidadãos conscientes e respeitosos da diversidade. Conclui-se que a escola, como espaço de formação integral, deve integrar esses conteúdos em suas práticas cotidianas, garantindo o cumprimento da Lei 10.639/2003 e fomentando uma educação antirracista e plural.

Palavras-chave: Educação básica; religiões afro-brasileiras; diversidade cultural; racismo religioso; currículo escolar; ancestralidade.

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Publicado

28-08-2025

Como Citar

Paz, J. F. da ., Gutiérrez , N. R. G. ., & Tarcha, C. da S. N. . (2025). Interseccionalidade, diversidade cultural e diferença no currículo escolar: : um estudo a partir da obra “meu terreiro, meu axé”, de Zeneida Lins. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(3), 112–122. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a30