O ensino de língua portuguesa e literatura nos anos finais do ensino fundamental:

diálogos transculturais, saberes, linguagens e aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a31

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, literatura, transculturalidade, anos finais do Ensino Fundamental, aprendizagem

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental transcende a simples transmissão de conteúdos gramaticais ou a leitura de textos literários. A sala de aula constitui-se como espaço de encontros culturais, onde as vozes dos estudantes dialogam com os textos e as diversas manifestações culturais. Nesse contexto, este estudo propõe uma reflexão sobre como os diálogos transculturais podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, ampliando a compreensão crítica do mundo e fortalecendo o respeito à diversidade, bem como, a valorização dos saberes que diversos contribuem para a construção de aprendizagens significativas. A abordagem teórica fundamenta-se, essencialmente, nos princípios de pensadores como Ausubel (1980), Bakhtin (2003), Candido (1972), Foster (2022), Freire (1987), Gandin (2013), Mbembe (2014), Melo & Costa (2019), Paro (2012) entre outros e, enfatizando a interação entre linguagens e identidades. A metodologia adota revisão bibliográfica, proposituras e análise qualitativa de práticas pedagógicas que integram literatura, cultura local e global. Os resultados indicam que a articulação entre leitura, escrita e interpretação promove o pensamento crítico e a empatia cultural, preparando os estudantes para atuar em uma sociedade plural.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; literatura; transculturalidade; anos finais do Ensino Fundamental; aprendizagem.

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Publicado

28-08-2025

Como Citar

Paz, J. F. da ., Aguiar, F. S. de ., & Ferreira, C. R. W. . (2025). O ensino de língua portuguesa e literatura nos anos finais do ensino fundamental: : diálogos transculturais, saberes, linguagens e aprendizagens. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(3), 123–135. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a31