Cotas raciais:

um acesso para uma educação integral emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a34

Palavras-chave:

Cotas raciais, educação integral, educação emancipadora

Resumo

Objetivo deste trabalho foi discutir como a políticas públicas Afirmativas de cotas raciais contribui para combater as desigualdades sociais existentes no Brasil a luz das ideias de autores que defendem uma Educação Integral como Frigotto (2001), Moura, (2008) Saviani (2005), Paulo Freire (1997). E cotas raciais como Gomes (2003). Para isso, foram analisadas as obras de diversos tipos dos referidos autores como livros, capítulos de livros e artigos de opinião. Constatamos que há desafios e restrições pela demanda de estudantes para o acesso às Instituições Federais que oferecem uma educação emancipadora com qualidade. Apesar disso, chegamos a conclusão de que os autores consagrados que defendem uma Educação Integral apesar de não discutir sobre as cotas raciais, eles convergem com autores que acreditam na importância da lei de cotas (Lei 12.711/12) para o acesso à Educação omnilateral que, combatam às desigualdades sociais.

Palavras-chave: Cotas raciais; educação integral; educação emancipadora.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Silva, J. M. da ., & Nascimento, T. L. do . (2025). Cotas raciais:: um acesso para uma educação integral emancipadora. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 01–10. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a34