Um estado do conhecimento sobre a literatura Indígena de autoria feminina no contexto da EPT
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a36Palavras-chave:
Literatura indígena, autoria feminina, Educação Profissional e TecnológicaResumo
A pesquisa apresenta um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é mapear as pesquisas sobre literatura indígena de autoria feminina no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. A investigação é de natureza exploratória e descritiva, tendo como principal procedimento a pesquisa bibliográfica em fontes como o Observatório do ProfEPT e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com recorte temporal de 2020 a 2025. Os resultados evidenciam uma lacuna na produção acadêmica que relacione diretamente a literatura indígena de autoria feminina à EPT, com a identificação de apenas uma investigação específica. Conclui-se que essa literatura se configura como uma ferramenta potente de resistência cultural e valorização dos saberes ancestrais, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plural, apesar da ainda tímida receptividade acadêmica.
Palavras-chave: Literatura indígena; autoria feminina; Educação Profissional e Tecnológica.







