Um estado do conhecimento sobre a literatura Indígena de autoria feminina no contexto da EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a36

Palavras-chave:

Literatura indígena, autoria feminina, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A pesquisa apresenta um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é mapear as pesquisas sobre literatura indígena de autoria feminina no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. A investigação é de natureza exploratória e descritiva, tendo como principal procedimento a pesquisa bibliográfica em fontes como o Observatório do ProfEPT e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com recorte temporal de 2020 a 2025. Os resultados evidenciam uma lacuna na produção acadêmica que relacione diretamente a literatura indígena de autoria feminina à EPT, com a identificação de apenas uma investigação específica. Conclui-se que essa literatura se configura como uma ferramenta potente de resistência cultural e valorização dos saberes ancestrais, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plural, apesar da ainda tímida receptividade acadêmica.

Palavras-chave: Literatura indígena; autoria feminina; Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Freitas, L. R. ., & Vieira, D. D. . (2025). Um estado do conhecimento sobre a literatura Indígena de autoria feminina no contexto da EPT. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 28–45. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a36