Inteligência artificial e Educação Profissional e Tecnológica:

tensões entre formação integral e instrumentalização técnica (2022-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a37

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, inteligência artificial, formação humana, trabalho, autonomia intelectual

Resumo

Entre 2022 e 2025, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil tem sido profundamente impactada pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), gerando tensões entre a formação integral e a instrumentalização técnica. Este artigo, de natureza qualitativa e fundamentado em revisão bibliográfica, analisa criticamente como a IA vem reconfigurando os sentidos da formação humana e os objetivos da EPT. São mobilizados autores como Frigotto, Saviani, Antunes, Mészáros, Martins, Crawford e Nascimento, cujas contribuições ajudam a compreender os riscos da subordinação da educação às demandas imediatas do mercado. A análise das diretrizes oficiais (BRASIL, 2020; 2022) revela uma ênfase crescente em competências técnicas e empregabilidade, em detrimento da formação crítica e omnilateral. O estudo defende a urgência de resgatar os fundamentos históricos da EPT, promovendo práticas pedagógicas que valorizem o trabalho como princípio educativo, a autonomia intelectual e o protagonismo estudantil frente aos desafios da era algorítmica.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; inteligência artificial; formação humana; trabalho; autonomia intelectual.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Fernandes, A. L. C. . (2025). Inteligência artificial e Educação Profissional e Tecnológica:: tensões entre formação integral e instrumentalização técnica (2022-2025). REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 46–64. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a37