Inteligência artificial e Educação Profissional e Tecnológica:
tensões entre formação integral e instrumentalização técnica (2022-2025)
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a37Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, inteligência artificial, formação humana, trabalho, autonomia intelectualResumo
Entre 2022 e 2025, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil tem sido profundamente impactada pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), gerando tensões entre a formação integral e a instrumentalização técnica. Este artigo, de natureza qualitativa e fundamentado em revisão bibliográfica, analisa criticamente como a IA vem reconfigurando os sentidos da formação humana e os objetivos da EPT. São mobilizados autores como Frigotto, Saviani, Antunes, Mészáros, Martins, Crawford e Nascimento, cujas contribuições ajudam a compreender os riscos da subordinação da educação às demandas imediatas do mercado. A análise das diretrizes oficiais (BRASIL, 2020; 2022) revela uma ênfase crescente em competências técnicas e empregabilidade, em detrimento da formação crítica e omnilateral. O estudo defende a urgência de resgatar os fundamentos históricos da EPT, promovendo práticas pedagógicas que valorizem o trabalho como princípio educativo, a autonomia intelectual e o protagonismo estudantil frente aos desafios da era algorítmica.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; inteligência artificial; formação humana; trabalho; autonomia intelectual.







