A Educação Ambiental crítica e a Educação Profissional e Tecnológica:
caminhos para a formação de sujeitos ecopolíticos
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a39Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, educação profissional e tecnológica, formação humana integral, formação de sujeitos ecopolíticosResumo
Este artigo buscou analisar de que maneira a Educação Ambiental Crítica e a Educação Profissional e Tecnológica se articulam para a formação de sujeitos ecopolíticos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica fundamentada no referencial teórico do materialismo histórico-dialético, apoiando-se no pensamento dos principais autores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Ambiental Crítica, tais como Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Carlos Henrique Frederico Loureiro, Philippe Pomier Layrargues, entre outros. Dessa forma, foram apontadas as principais concepções da EPT que se articulam com a Educação Ambiental Crítica, perspectiva da Educação Ambiental comprometida com a formação de sujeitos ecopolíticos. Concluiu-se que as concepções fundantes da Educação Profissional e Tecnológica e suas aproximações com a Educação Ambiental Crítica sinalizam um horizonte para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e emancipados, capazes de desempenhar suas atividades produtivas com ética e responsabilidade socioambiental, buscando refletir criticamente e intervir com consciência política, com vistas a superação de um modelo econômico de desenvolvimento, produção e consumo insustentável, injusto e desigual.
Palavras-chave: Educação ambiental crítica; educação profissional e tecnológica; formação humana integral; formação de sujeitos ecopolíticos.







