A formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica:

o trabalho como princípio educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a40

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, formação humana integral, trabalho como princípio educativo, inclusão social, mercado de trabalho

Resumo

Este paper aborda a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua proposta de formação humana integral, com foco na integração do trabalho como princípio educativo. A pesquisa visa analisar como a EPT promove uma educação que não se limita ao desenvolvimento de competências técnicas, mas também ao fortalecimento de aspectos sociais, éticos e emocionais dos alunos. A partir de uma revisão de literatura, o estudo investiga como a formação integral contribui para a inclusão social e para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo. Constatou-se que a integração do trabalho ao processo educativo permite o desenvolvimento de habilidades transversais, como pensamento crítico, comunicação e resolução de problemas, fundamentais para a atuação profissional e cidadã. A pesquisa também aponta que, embora a EPT apresente resultados positivos, existem desafios a serem superados, como a constante atualização do currículo e das metodologias pedagógicas. A conclusão do estudo enfatiza a importância de uma educação que, ao combinar formação técnica e humana, contribua para a formação de indivíduos críticos, éticos e transformadores.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; formação humana integral; trabalho como princípio educativo; inclusão social; mercado de trabalho.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Silva, H. W. M. da ., & Marques, C. K. de M. . (2025). A formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica:: o trabalho como princípio educativo. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 95–107. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a40