Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica e a Politecnia:
construindo possibilidades formativas no chão da escola
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a41Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, politecnia, Educação Profissional, currículo integradoResumo
O artigo tem como ideia central analisar a relação entre ensino médio integrado à educação profissional e a politecnia como princípio pedagógico, enfatizando a prerrogativa de que a escola não é apenas um local de transmissão de conteúdos fragmentados, mas que estes devem ser articulados de forma prática contemplando o trabalho como princípio educativo e uma formação humana integral. Metodologicamente, esse trabalho parte de uma revisão bibliográfica, por meio do levantamento de referências publicadas em livros e artigos científicos que abordam sobre o tema ensino médio integrado e a politecnia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa na qual se faz uma problematização acerca dos principais conceitos relacionados ao tema em questão. O estudo aponta que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma formação mais abrangente, politécnica, que esteja conectada com a realidade dos estudantes contemplando as amplas necessidades de formação de muitos jovens brasileiros. A sua materialização na prática escolar passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, superando a fragmentação dos conteúdos, primando pelo diálogo entre as dimensões do trabalho, cultura, ciência, arte e tecnologia, visando formar cidadãos completos, com habilidades técnicas e conhecimentos gerais, capazes de atuar de forma crítica-construtiva na sociedade.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; politecnia; Educação Profissional; currículo integrado.







