Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica e a Politecnia:

construindo possibilidades formativas no chão da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a41

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, politecnia, Educação Profissional, currículo integrado

Resumo

O artigo tem como ideia central analisar a relação entre ensino médio integrado à educação profissional e a politecnia como princípio pedagógico, enfatizando a prerrogativa de que a escola não é apenas um local de transmissão de conteúdos fragmentados, mas que estes devem ser articulados de forma prática contemplando o trabalho como princípio educativo e uma formação humana integral. Metodologicamente, esse trabalho parte de uma revisão bibliográfica, por meio do levantamento de referências publicadas em livros e artigos científicos que abordam sobre o tema ensino médio integrado e a politecnia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa na qual se faz uma problematização acerca dos principais conceitos relacionados ao tema em questão. O estudo aponta que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma formação mais abrangente, politécnica, que esteja conectada com a realidade dos estudantes contemplando as amplas necessidades de formação de muitos jovens brasileiros. A sua materialização na prática escolar passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, superando a fragmentação dos conteúdos, primando pelo diálogo entre as dimensões do trabalho, cultura, ciência, arte e tecnologia, visando formar cidadãos completos, com habilidades técnicas e conhecimentos gerais, capazes de atuar de forma crítica-construtiva na sociedade. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; politecnia; Educação Profissional; currículo integrado.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Gomes, A. C. L. . (2025). Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica e a Politecnia:: construindo possibilidades formativas no chão da escola. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 108–125. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a41