A concepção de trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica:
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a43Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, trabalho como princípio educativo, formação integral, práticas pedagógicas, inclusão socialResumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a integração do trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A análise abrange artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, focando nas concepções teóricas e práticas pedagógicas relacionadas ao trabalho dentro desse contexto. Os resultados indicam que a integração do trabalho ao currículo da EPT favorece o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais nos alunos, contribuindo para uma formação integral. Além disso, o trabalho, ao ser inserido como princípio educativo, proporciona aos alunos a reflexão crítica sobre seu papel social e profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade. A pesquisa também identifica desafios, como a resistência à mudança curricular e a falta de capacitação de educadores, mas destaca que os benefícios superam as dificuldades, resultando em uma formação de maior qualidade e inclusiva. O estudo conclui que a integração do trabalho na EPT é essencial para a formação de profissionais completos e cidadãos críticos, contribuindo para uma sociedade mais justa e transformadora.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; trabalho como princípio educativo; formação integral; práticas pedagógicas; inclusão social.







