A concepção de trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica:

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a43

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, trabalho como princípio educativo, formação integral, práticas pedagógicas, inclusão social

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a integração do trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A análise abrange artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, focando nas concepções teóricas e práticas pedagógicas relacionadas ao trabalho dentro desse contexto. Os resultados indicam que a integração do trabalho ao currículo da EPT favorece o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais nos alunos, contribuindo para uma formação integral. Além disso, o trabalho, ao ser inserido como princípio educativo, proporciona aos alunos a reflexão crítica sobre seu papel social e profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade. A pesquisa também identifica desafios, como a resistência à mudança curricular e a falta de capacitação de educadores, mas destaca que os benefícios superam as dificuldades, resultando em uma formação de maior qualidade e inclusiva. O estudo conclui que a integração do trabalho na EPT é essencial para a formação de profissionais completos e cidadãos críticos, contribuindo para uma sociedade mais justa e transformadora.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; trabalho como princípio educativo; formação integral; práticas pedagógicas; inclusão social.

Arquivos adicionais

Publicado

22-09-2025

Como Citar

Cavalcante, R. de P. M. ., Amaral, J. A. ., & Cavalcante, E. N. S. M. . (2025). A concepção de trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica:: uma revisão integrativa. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 135–148. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a43