Trabalho, Educação e emancipação:
bases conceituais e epistemológicas sob a perspectiva Marxista
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a44Palavras-chave:
Educação profissional, materialismo histórico-dialético, formação humana, trabalhoResumo
O presente artigo analisa as bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional no Brasil, fundamentando-se no Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico e metodológico. Busca-se compreender como as determinações históricas, políticas e econômicas moldam os sentidos e os projetos educativos voltados à formação técnico-profissional. A pesquisa se ancora em um estudo de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, com análise crítica das publicações de Karl Marx, Friedrich Engels, Antonio Gramsci, George Lukács, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Glaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani, István Mészáros, Acácia Kuenzer e Mario Manacorda. Os resultados indicam que a Educação Profissional, quando orientada pelos interesses do capital, tende à formação adaptativa e reprodutora das diferenças sociais. Em contrapartida, sob o entendimento da pedagogia histórico-crítica e da concepção ontológica do trabalho, ela pode constituir-se como um ambiente de formação holística, crítica e emancipadora.
Palavras-chave: Educação profissional; materialismo histórico-dialético; formação humana; trabalho.







