Bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional:

um olhar integrado sobre os eixos estruturantes da EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a45

Palavras-chave:

Educação profissional, epistemologia, formação integral, ciência, trabalho

Resumo

Este artigo analisa as bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com foco em seus eixos estruturantes: ciência, cultura, tecnologia e trabalho. A pesquisa tem natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, utilizando como referência autores da área e legislações pertinentes à EPT no Brasil. Parte-se da concepção de que a EPT deve ser compreendida como uma proposta de formação integral e emancipadora, articulando os conhecimentos científicos e tecnológicos aos aspectos sociais, culturais e éticos da formação humana. Os resultados apontam para a necessidade de compreender a ciência como prática crítica e contextualizada; a cultura como dimensão formadora dos sujeitos; a tecnologia como mediação entre teoria e prática; e o trabalho como fundamento ontológico da educação. As dimensões, quando articuladas, possibilitam a construção de currículos integrados, em consonância com os princípios da politecnia, da interdisciplinaridade e da formação omnilateral. A EPT, nessa perspectiva, deve ir além da lógica instrumental voltada ao mercado, promovendo a inclusão, a cidadania e o desenvolvimento humano. Conclui-se que a EPT precisa ser constantemente ressignificada, à luz dos desafios sociais e das transformações tecnológicas, reafirmando seu compromisso com a equidade, a democracia e a justiça social.

Palavras-chave: Educação profissional; epistemologia; formação integral; ciência; trabalho.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Bandeira, J. L. C. ., & Marques, C. K. de M. . (2025). Bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional:: um olhar integrado sobre os eixos estruturantes da EPT. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 163–179. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a45