Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras de resultados na EPT
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a47Palavras-chave:
Metodologias ativas, tecnologias educacionais, ensino híbrido, sala de aula invertida, EPTResumo
O presente artigo faz uma análise crítica de como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se inserir na educação profissional e tecnológica – EPT, identificando desafios e oportunidades para sua implementação nos Institutos Federias IFs. A pesquisa foi feita por meio uma revisão bibliográfica e pesquisa em bases de dados científicos. Na fundamentação teórica se explorou como as metodologias ativas e a cibercultura podem ser aplicadas nos IFs, para isso foram escolhidos o ensino híbrido e a sala de aula invertida, onde se foram abordados as potencialidades e desafios de cada método em relação aos IFs. Conclui-se que o mundo moderno demanda das escolas maior uso de tecnologias junto as metodologias ativas como forma de ampliar a qualidade do ensino e preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho.
Palavras-chave: Metodologias ativas; tecnologias educacionais; ensino híbrido; sala de aula invertida; EPT.







