Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras de resultados na EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a47

Palavras-chave:

Metodologias ativas, tecnologias educacionais, ensino híbrido, sala de aula invertida, EPT

Resumo

O presente artigo faz uma análise crítica de como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se inserir na educação profissional e tecnológica – EPT, identificando desafios e oportunidades para sua implementação nos Institutos Federias IFs. A pesquisa foi feita por meio uma revisão bibliográfica e pesquisa em bases de dados científicos. Na fundamentação teórica se explorou como as metodologias ativas e a cibercultura podem ser aplicadas nos IFs, para isso foram escolhidos o ensino híbrido e a sala de aula invertida, onde se foram abordados as potencialidades e desafios de cada método em relação aos IFs. Conclui-se que o mundo moderno demanda das escolas maior uso de tecnologias junto as metodologias ativas como forma de ampliar a qualidade do ensino e preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho.

Palavras-chave:  Metodologias ativas; tecnologias educacionais; ensino híbrido; sala de aula invertida; EPT.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Moraes, G. A. de S. ., & Alves, S. M. C. . (2025). Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras de resultados na EPT. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 200–208. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a47