Editorial - Ano 6, vol. 6, n. 4 - Bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional
Resumo
Convidamos para a leitura dos artigos científicos socializados no Dossiê “Concepções curriculares e o campo da Educação Profissional: problematizações complementares”, Volume 6, número 4, do periódico Revista Faculdade FAMEN (REFFEN), vinculado à Faculdade Metropolitana Norte Riograndense.
O Dossiê Científico publicado em setembro de 2025 foi organizado pelos pesquisadores Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, o Dr. Demóstenes Dantas Vieira e o Dr. Fábio Alexandre Araújo dos Santos, em parceria com o distinto Conselho Editorial Internacional e o Comitê Científico Interdisciplinar que integram a equipe editorial da REFFEN.
O Dossiê reúne 14 produções textuais que, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, abordam problemáticas relevantes no campo da Educação Profissional. Os artigos contemplam debates sobre cotas raciais, letramento digital, literatura indígena, inteligência artificial, políticas de assistência estudantil, educação ambiental crítica, formação humana integral, trabalho como princípio educativo, pedagogia da politecnia, diversidade de gênero e sexualidade, além de reflexões sobre metodologias ativas e tecnologias digitais aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Essa multiplicidade de enfoques revela a vitalidade e a complexidade do campo epistêmico, evidenciando a necessidade de um olhar interdisciplinar para compreender e transformar a Educação Profissional e Tecnológica. Os textos aqui reunidos não apenas produzem conhecimento científico, mas também suscitam reflexões críticas sobre os desafios contemporâneos da formação humana integral em diálogo com as demandas sociais, culturais, tecnológicas e ambientais.
A Revista REFFEN reafirma, com este dossiê, seu compromisso em socializar pesquisas comprometidas com a qualidade da educação, com a justiça social e com a emancipação dos sujeitos. Convidamos, portanto, cada leitor e leitora a se engajar nas discussões apresentadas, ampliando o debate acadêmico e contribuindo para a construção de uma Educação Profissional crítica, inclusiva e transformadora.
Boa leitura!
Organizadores:
Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (IFRN)
Dr. Demóstenes Dantas Vieira (IFRN)
Dr. Fábio Alexandre Araújo dos Santos (IFRN)







