Cocriação e didática colaborativa:
inovações pedagógicas em ambientes escolares potiguares
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a48Palavras-chave:
Didática colaborativa, práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias educacionais, formação docente, projetos de trabalho, ensino médioResumo
O presente estudo objetiva refletir sobre as práticas de didática colaborativa implementadas em duas escolas públicas estaduais, sob coordenação da 9ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (9ª DIREC), localizada no RN. O estudo examina oito experiências didáticas inovadoras que integraram tecnologias digitais em projetos de trabalho, incluindo o uso de Padlet, ThingLink, Kahoot, ChatGPT, Edpuzzle e outras ferramentas educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, analisou as estratégias didáticas de professores de diferentes disciplinas que implementaram abordagens colaborativas focadas no protagonismo estudantil e na construção compartilhada do conhecimento. Os resultados evidenciam que a didática colaborativa, quando fundamentada em princípios dialógicos e mediada por tecnologias educacionais, transforma as relações de ensino-aprendizagem, promove o engajamento dos estudantes e desenvolve competências digitais. As experiências demonstram que a renovação das práticas didáticas através da integração criteriosa de ferramentas digitais potencializa a aprendizagem significativa, fortalece a mediação docente e a participação consciente dos estudantes, bem como contribui para a formação integral dos sujeitos. O estudo conclui que a didática colaborativa representa uma estratégia eficaz para a inovação educacional, especialmente quando articulada à formação continuada de professores e ao uso pedagógico das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Didática colaborativa; Práticas pedagógicas inovadoras; Tecnologias educacionais; Formação docente; Projetos de trabalho; Ensino médio.







