O lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a10

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino e aprendizagem, Educação infantil

Resumo

A presente obra tem a pretensão de discutir sobre o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, e parte de nossas vivencias empiricas, onde pudemos perceber que alguns professores da Educação Infantil desconhecem a ludicidade como estrategia pedagogica para o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, buscaremos responder a seguinte pergunta: como as estratégias educativas pautadas no lúdico estão presentes nos processos formativos das crianças na Educação Infantil? O objetivo deste estudo é revelar as estratégias de ensino e aprendizado por meio da ludicidade para a Educação Infantil. O estudo é caracterizado como pesquisa bibliográfica, realizada no período de janeiro à março de 2021 nas bases do Scielo e repositórios de universidades públicas brasileiras e conforme Gil (2002), e segue as seguintes etapas: seleção bibliográfica de documentos afins e fichamento das principais ideias, análise e reflexão da temática ao longo do estudo. Buscando vislumbrar um panorama mais abrangente sobre o tema nos deparamos com as contribuições de Maluf (2008), Almeida(2008), Ribeiro (2013) e outros.  Os resultados demonstram que o lúdico deve fazer parte das estratégias de ensino e aprendizagem como recurso didático indispensável para o desenvolvimento da criança, sendo possível constatar suas contribuições no sentido do desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança, além de estimular a criatividade, fantasia e imaginação, explorar suas habilidades e favorece a sociabilização, contribuindo dessa forma, com o desenvolvimento de competências interativas.

Palavras-Chave: Lúdico. Ensino e aprendizagem. Educação infantil.

Arquivos adicionais

Publicado

14-04-2021

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. G. de, OLIVEIRA, F. Z. de, & PAZ, J. F. da. (2021). O lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(1), 86–99. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a10