Escritos sobre os desafios da gestão escolar na implementação da libras para a inclusão na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a13

Palavras-chave:

Libras, Aluno especial, Gestão escolar, Escola regular

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver apontamentos sobre a atuação da gestão escolar na implementação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito da escola pública. Para tanto, ressalta o desafiante processo de adaptação que a escola enfrenta para a inclusão do estudante surdo no Ensino Regular. Parte do pressuposto de que a inclusão se faz essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem do estudante deficiente sendo um movimento indispensável tanto no contexto educacional quanto na sociedade ampliada. Metodologicamente, a pesquisa compreende revisão bibliográfica a partir de teóricos como: Lima (2006); Quadros (2006); Reily (2004); e Castro (2005), entre outros; e compreende também análise documental a partir de Brasil (1988; 1996; 2002). A fundamentação teórica e as prescrições normativas consultadas foram importantes colaboradores para o desenvolvimento da pesquisa teórica sobre LIBRAS ao advogar pela realidade indispensável da justiça social por meio da escola inclusiva. No campo dos desafios enfrentados pelos gestores, ressalta-se a difusão da aprendizagem da Libras nas instituições escolares enquanto caminho seguro para a qualidade das experiências oferecidas pela escola aos alunos com deficiência auditiva. A pesquisa conclui que a LIBRAS é um fecundo meio para a necessária comunicação entre os surdos, os ouvintes e o mundo.

Palavras-chave: Libras. Aluno especial. Gestão escolar. Escola regular.

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Publicado

14-05-2021

Como Citar

SILVA, V. P. S. da, & DIAS, M. A. da S. (2021). Escritos sobre os desafios da gestão escolar na implementação da libras para a inclusão na escola pública. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(1), 130–140. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a13