Desafios do ensino remoto na educação básica em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a14

Palavras-chave:

Educação básica, Pandemia, Ensino remoto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar o atual cenário educacional em tempos de pandemia, principalmente, quanto ao ensino remoto emergencial e os principais desafios enfrentados pelos alunos da educação básica no Brasil. Para tanto, metodicamente, adotou-se a abordagem qualitativa viabilizada pelo método de revisão bibliográfica, com cerne na análise de sites de instituições que abordam sobre o objeto de estudo em tela. Logo que iniciada a Pandemia de COVID-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu iniciativas para conter o avanço da doença gerada pelo Coronavírus, direcionando as atividades educacionais para o ensino remoto para todos os estudantes. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, os resultados obtidos tendem mostrar que o ensino remoto, no Brasil, ainda é muito excludente e que contribui para o agravamento da desigualdade educacional e a consequente perda da qualidade do ensino. O período de ensino não presencial nestes tempos pandêmicos fez emergir enormes desafios para a educação brasileira e estão, por outro lado, trazendo experiências e legados que ampliam a reflexão em torno do futuro da organização da proposta formativa da Educação Básica. Em consequência, este cenário, demanda a mobilização de profundos investimentos, planejamento e uma organização criteriosa do trabalho pedagógico na Educação Básica.

Palavras-chave: Educação básica. Pandemia. Ensino remoto.

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Publicado

19-05-2021

Como Citar

LIMA, A. Q. O. de, & TUMBO, D. L. . (2021). Desafios do ensino remoto na educação básica em tempos de pandemia. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(1), 141–151. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a14