O uso das tecnologias digitais nas aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental:

notas reflexivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a15

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino de história, Formação docente

Resumo

O presente estudo versa sobre as tecnologias digitais no âmbito educacional e no ensino de História, bem como as problemáticas envolvidas na sua inserção e as possibilidades de sua efetivação por meio das ambiências formativas digitais. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com base em Silva (2007), Tamanini e Sousa (2019), Guedes (2012), Tavares (2020), Martins e Souza (2020), Cruz e Martins (2016), Castro (2010), Seffner (2013) e Fonseca (2003), dentre outros. Como resultados, constatou-se a irreversibilidade nas novas tecnologias no atual paradigma social. O estudo revisita pressupostos teóricos que expressam a necessidade dos professores de história serem responsivos as novas demandas formativas que estão postas, reconhecendo os novos cenários que estão configurados com a digitalização de muitos processos da vida humana, e a incorporação do ciberespaço em seu planejamento.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino de história. Formação docente.

Arquivos adicionais

Publicado

09-06-2021

Como Citar

ANDRADE, M. de M., TAVARES, A. M. B. do N., SANTOS, L. A. da S. dos, & ALVES, C. M. . (2021). O uso das tecnologias digitais nas aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental:: notas reflexivas. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(2), 01–15. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a15