O processo de aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil:

concepções e práticas de professores sob o olhar de outras literaturas

Autores

  • Simone Batista Costa Sarmento Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria Antônia Medeiros dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Giovana Carla Cardoso Amorim Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2019.r1a1

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Educação infantil, Pesquisa

Resumo

A pesquisa em questão busca investigar literaturas pesquisadas nos repositórios das principais Universidades Federais da região Nordeste e no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que se assemelhem ou apresentem aspectos que vêm ao encontro da proposta de estudo que busca analisar as concepções e práticas dos professores que atuam na última etapa da educação infantil sobre a aquisição linguagem escrita. Para tanto, a pesquisa apresenta uma metodologia voltada para a abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico, com as contribuições dos autores das dissertações e teses analisadas, além das discussões de Ferreira (2002) que discorre sobre a importância da revisão literária para estudos futuros. Com base nos achados, elaboramos um quadro síntese de cada trabalho com ênfase nos pontos a serem analisados: objetivo, sujeitos investigados e metodologia. Esse diálogo com outras pesquisas foi de suma importância para percebermos e refletirmos sobre outros olhares acerca de um mesmo objeto, abstraindo contribuições que poderão ser agregadas ao nosso estudo como também em outras pesquisas. Concluímos, por hora, enaltecendo a relevância da discussão sobre a apropriação da linguagem escrita na infância, como prática significativa na formação de um sujeito pensante, participativo e atuante na sociedade.

Palavras-chave: Linguagem escrita. Educação infantil. Pesquisa.

Arquivos adicionais

Publicado

13-05-2022 — Atualizado em 14-05-2022

Versões

Como Citar

SARMENTO, S. B. C. ., SANTOS, M. A. M. dos ., & AMORIM, G. C. C. (2022). O processo de aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil:: concepções e práticas de professores sob o olhar de outras literaturas. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 1(1), 01–17. https://doi.org/10.36470/famen.2019.r1a1 (Original work published 13º de maio de 2022)