O processo de aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil:
concepções e práticas de professores sob o olhar de outras literaturas
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2019.r1a1Palavras-chave:
Linguagem escrita, Educação infantil, PesquisaResumo
A pesquisa em questão busca investigar literaturas pesquisadas nos repositórios das principais Universidades Federais da região Nordeste e no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que se assemelhem ou apresentem aspectos que vêm ao encontro da proposta de estudo que busca analisar as concepções e práticas dos professores que atuam na última etapa da educação infantil sobre a aquisição linguagem escrita. Para tanto, a pesquisa apresenta uma metodologia voltada para a abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico, com as contribuições dos autores das dissertações e teses analisadas, além das discussões de Ferreira (2002) que discorre sobre a importância da revisão literária para estudos futuros. Com base nos achados, elaboramos um quadro síntese de cada trabalho com ênfase nos pontos a serem analisados: objetivo, sujeitos investigados e metodologia. Esse diálogo com outras pesquisas foi de suma importância para percebermos e refletirmos sobre outros olhares acerca de um mesmo objeto, abstraindo contribuições que poderão ser agregadas ao nosso estudo como também em outras pesquisas. Concluímos, por hora, enaltecendo a relevância da discussão sobre a apropriação da linguagem escrita na infância, como prática significativa na formação de um sujeito pensante, participativo e atuante na sociedade.
Palavras-chave: Linguagem escrita. Educação infantil. Pesquisa.
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