Gestão escolar humanizada:

perspectivas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a22

Palavras-chave:

Gestão escolar humanizada, Afetividade, Papel social

Resumo

O presente trabalho procura despertar um novo olhar e fazer uma reflexão sobre a gestão humanizada, com objetivo de entender qual o papel do gestor escolar e demais colaboradores nesse processo, além de conhecer as perspectivas e os inúmeros desafios encontrados no desenvolvimento de uma educação diferenciada e acolhedora. O referencial teórico que nos respaldamos foi a partir das contribuições de: Lück (2011), Libâneo (2004), Freire (2001), dentre outros. Para tanto, a metodologia que fundamenta a nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão de literatura e também foi realizada pesquisas bibliográficas com base autores e teóricos que refletiram a temática, assim pudemos respaldar nossas reflexões e inquietações, de modo ampliar nossos conhecimentos sobre o que é uma gestão democrática humanizada, seus desafios e sugerir ações significativas voltadas para a construção e aplicação desse modelo de gestão. Os resultados evidenciam que as escolas com uma gestão e ensino humanizado tem contribuído para o melhor acolhimento dos educandos, além de contribuir positivamente para o crescimento acadêmico, pessoal e humano.

Palavras-chave: Gestão escolar humanizada. Afetividade. Papel social.

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Publicado

27-08-2021

Como Citar

FREITAS, C. K. de ., & GURGEL, I. C. (2021). Gestão escolar humanizada:: perspectivas e desafios. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(2), 101–117. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a22