Conexões entre Gestão Escolar, Conselho de Classe e Participação

Autores

  • Cleyton Corsino de Araújo Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2020.r1a2

Palavras-chave:

Educação, Gestão escolar participativa, Conselhos escolares, Cidadania

Resumo

Segundo a Constituição Federal de 1988 a educação compreende um direito social. A formação cidadã acontece quando a escola permite aos alunos a participação no cotidiano da cultura institucional por meio da gestão dialógica. O Conselho Escolar é um espaço de participação que permite o exercício de práticas democráticas e de autonomia, sendo um importante aliado para a qualidade social da gestão. Este artigo reflete sobre a dinâmica do Conselho Escolar enquanto espaço de participação da comunidade na escola pública e aponta sobre a relevância de sua implementação e consolidação para a formação escolar cidadã. Metodologicamente, o artigo consiste em uma revisão bibliográfica por meio do estudo de autores como Paro (2016), Antunes (2008) e Lück (2013). A literatura aponta para a necessidade do fortalecimento da gestão escolar participativa por meio de espaços como os conselhos escolares enquanto alternativa que permite a consolidação da escola impulsionadora de formação para o desenvolvimento humano multilateral comprometido com da consciência transformadora.

Palavras-chave: Educação. Gestão escolar participativa. Conselhos escolares. Cidadania.

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Publicado

13-05-2022 — Atualizado em 13-05-2022

Versões

Como Citar

LIMA, C. C. de A. (2022). Conexões entre Gestão Escolar, Conselho de Classe e Participação. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 1(1), 35–51. https://doi.org/10.36470/famen.2020.r1a2